Uefa e Conmebol assinam acordo de parceria que permite aos técnicos brasileiros atuação na Europa

As duas entidades assinaram hoje em Doha, Qatar, um “Acordo Operacional sobre Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores” e um “Acordo Técnico para o Desenvolvimento de Treinadores”

Luiz Guilherme Ramos
fonte

A Conmebol e a Uefa anunciaram nesta quinta-feira (22) um acordo que diz respeito à formação e capacitação dos treinadores da América do Sul e Europa. O encontro entre os dirigentes internacionais aconteceu em Doha. Nele, os presidentes Alejandro Dominguez, da Conmebol, e Aleksander Ceferin, da Uefa, assinaram uma aliança de Acordo Operativo sobre o Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências dos Treinadores, além de um Acordo Técnico para o Desenvolvimento dos Técnicos.

A nova aliança estabelece os requisitos mínimos e o procedimento para o reconhecimento das qualificações de treinadores pela Uefa (atualmente com foco na licença Pro, licença A ou Licença A Goleiros) conforme a Convenção de Treinadores da Conmebol e Qualificação de Treinadores Conmebol e com a Convenção de Treinadores da Uefa.

VEJA MAIS

image Dorival Júnior, ex-Flamengo, critica CBF e possível entrada de treinador estrangeiro na seleção
Dorival Júnior não gostou nada da ideia e ainda fez sérias críticas sobre a formação de técnicos no Brasil

image Copa do Mundo 2022: homenagem da Conmebol a Pelé no Catar sugere mudança na camisa da Seleção; vídeo
Entidade organizadora do futebol sul-americano sugere que escudo da CBF passe a ter três corações no lugar das estrelas

image Presidente da CBF recebe homenagem da FIFA: 'Luto contra o preconceito todos os dias'
A homenagem a Ednaldo Rodrigues fez parte do evento FIFA Master Alumni, que reconhece entidades que valorizam a formação acadêmica

A partir daí, será possível harmonizar muitos critérios para a educação e desenvolvimento do treinador. Na prática, o termo celebrado é uma reivindicação antiga do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no intuito de permitir aos treinadores com formação em solo brasileiro, que possam atuar no futebol europeu e também na área de abrangência da Conmebol, que abrange 10 países da América do Sul, incluindo o Brasil. 

Nos últimos anos, Conmebol e Uefa conduziram uma nova relação, com o surgimento de novos cursos e intercâmbio entre profissionais da América do Sul e Europa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES