Tuna Luso vence Novorizontino e avança à segunda fase da Copa do Brasil
Cruz-Maltino paraense se classifica na Copa do Brasil pela primeira vez na história e embolsa cota de R$ 750 mil da CBF
Pela primeira vez na história a Tuna Luso está classificada para a segunda fase da Copa do Brasil. Com um gol de Lucão aos 12 minutos do primeiro tempo a Águia Guerreira venceu o Novorizontino por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira, no Baenão. O resultado ainda garante ao clube paraense a cota de R$ 750 mil da CBF.
VEJA MAIS
Na próxima etapa a Tuna Luso vai encarar o vencedor do duelo entre Ceará e São Raimundo-RR, que se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 19h, no Estádio Canarinho, em Roraima. O jogo pela segunda fase deve ocorrer nos dias 16 ou 17 de março.
Já o Novorizontino segue mal na temporada. A equipe ainda não venceu nenhuma partida este ano e corre o risco de ser rebaixada no Campeonato Paulista.
> Veja como foi a partida lance a lance
O jogo
O Novorizontino começou com tudo a partida e pressionou a Tuna no campo de defesa, dando a impressão de que poderia ocorrer um passeio do clube paulista. A equipe paraense parecia desnorteada nos primeiros minutos, mas, ainda assim, conseguiu se segurar e impedir que o Tigre saísse na frente.
Até que, aos 11, o Cruz-Maltino conseguiu sua primeira chegada ao ataque com Jayme, em contra-ataque. Um respiro para o time tunante. O atacante tentou cruzar e descolou um escanteio. Na cobrança, Léo Rosa cruzou na medida para Lucão, que testou para o fundo das redes: 1 a 0 para a Tuna.
A partir de então, viu-se um duelo equilibrado entre as equipes, no famoso "lá e cá". Apesar da disparidade técnica entre os clubes, o Novorizontino demorou para levar real perigo ao goleiro Victor Lube, que pouco teve que intervir na primeira etapa.
Mudanças em campo
Já na etapa final, os dois técnicos mexeram na forma das equipes jogarem. O tunante Emerson Almeida apostou em atletas velocistas, para aproveitar os contra-ataques. Do outro lado, Allan Aal fez substituições para renovar o gás do time paulista e ainda colocar a equipe ainda mais para frente, abrindo mão de defensores em prol de mais homens ofensivos.
A estratégia rendeu para os dois lados. Isso porque a Tuna seguiu perigosa nas jogadas de velocidade, principalmente com Jayme e Giovani - que chegou a acertar uma bola na trave. Já o Tigre pressionou e encurralou o time Cruz-Maltino em diversos momentos, até mesmo quando ficou com um jogador a menos por causa da expulsão do ex-Paysnadu Léo Baiano, porém não conseguiu balançar as redes. O Novorizontino tentou até o último minuto já que, nesta etapa da competição, o empate é suficiente para o time visitante avançar de fase, mas Tuna conseguiu se segurar.
Histórico
A Tuna Luso não participava da Copa do Brasil desde 2008, quando foi eliminada com uma goleada por 6 a 0 para o Coritiba. Esta foi a quinta participação da Águia Guerreira na competição e, pela primeira vez, o time paraense passou da primeira fase.
Ficha técnica
Tuna Luso 1 x 0 Grêmio Novorizontino
1ª Fase da Copa do Brasil de 2022
Data: 2 de março de 2022, quarta-feira
Horário: 15h30
Local: Estádio do Baenão, em Belém.
Arbitro: Diego Pombo Lopes (BA)
Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira (BA) e José carlos Oliveira dos Santos (BA).
Cartões amarelos: Victor Lube, Alysson e Charles (TUN).
Cartão vermelho: Léo Baiano (NOV).
Gol: Lucão (12/1T).
Tuna Luso: Victor Lube; Léo Rosa (Michel), Lucão, Romário e Edinaldo; Alysson (Neto), Kauê e Kaique (Giovani); Jayme, Luan (Charles) e Paulo Rangel (Pulga). Téc: Emerson Almeida.
Novorizontino: Giovanni; Willean Lepo, Bruno Aguiar, Walber e Reverson (Lazaroni); Barba (Marcinho), Léo Baiano e Douglas Baggio (Cléo Silva); Rômulo (Wellinton Torrão), Léo Tocantins (Danielzinho), Chrigo. Téc: Allan Aal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA