MENU

BUSCA

Torcedora reforça sua fé no Círio e o seu amor pelo Paysandu: 'Se o Papão subir, serei voluntária na casa de Plácido'

Bicolor reforça sua promessa pelo acesso a série B em 2021

Beatriz Reis

O segundo domingo de outubro é especial para o povo paraense, com a realização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Uma das maiores manifestações religiosa e cultural do estado. Leva milhões de pessoas às ruas da capital do Estado, Belém. Assim como o Círio, a dupla Re-Pa arrasta uma multidão para os estádios de Belém.

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus mudou hábitos e tradições por todo mundo. O Círio não terá as grandes procissões para evitar as aglomerações, a exemplo do futebol  onde a presença do grande público está suspensa desde agosto.

Para alguns torcedores fé e futebol andam juntos, como é o caso de Brenda Oliveira, 18 anos. A família é dividida entre Remo e Paysandu, mas o azul celeste prevaleceu em sua vida.

Seguindo o exemplo do seu pai, seu sonho era ser promesseira da corda. Em 2014, Brenda teve um problema de saúde - durante seis meses, ela passou por diversos médicos até conseguir um diagnóstico. “Com isso meu pai fez seu pedido a Nossa Senhora de Nazaré para a minha cura fazendo sua promessa de ir na corda do Círio em agradecimento, e a graça me foi concebida, um tempo após ele cumpriu com sua promessa e, desde então, acompanho durante o Círio”, afirmou.

Depois da graça alcançada, ela uniu sua fé com a sua paixão pelo futebol. Durante a campanha da Série C de 2019, Brenda fez sua primeira promessa pelo Paysandu, que era a seguinte: se o clube conquistasse o acesso a série B, iria na corda da Trasladação como uma forma de agradecimento. Entretanto, o Papão perdeu a vaga para o Náutico em disputa de pênaltis.

Já em 2020, ela renovou sua promessa pelo Paysandu: se o acesso for conquistado esse ano ela será voluntaria na casa de Plácido durante o Círio de 2021. “O desejo de ajudar na casa de Plácido é uma vontade antiga, veio do plano de montar pontos de apoio para os romeiros que vem caminhando até a Basílica, aí surgiu a ideia de ser também uma voluntária na casa de Plácido para ajudar romeiros que vem de longe em caminhada para pagar sua promessa”, completou.

Nesse domingo de Círio, Brenda estará reunida com sua família em casa, para celebrar o Círio e torcer pelo Paysandu que joga às 18h, contra o Santa Cruz, no estádio do Arruda.

Futebol