Final do Parazão cancelada? TJD-PA convoca Remo e Paysandu para julgamento

Pedido de impugnação foi parcialmente aceito, em caráter liminar, pelo presidente do TJD, mas caçado pelo STJD. Agora, caso será submetido ao plenário da corte estadual. 

Caio Maia
fonte

O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) intimou Remo e Paysandu para o julgamento do pedido de impugnação da partida de ida da final do Campeonato Paraense de 2024. De acordo com o documento divulgado na última terça-feira (13), o caso será analisado na próxima segunda-feira (19), às 17h.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo

WhatsApp: saiba tudo sobre o Paysandu

Esse julgamento é parte dos trâmites burocráticos decorrentes do processo iniciado em abril deste ano. Na ocasião, o pedido de impugnação do Parazão foi parcialmente aceito, em caráter liminar, pelo então presidente do TJD-PA, Hamilton Gualberto. Agora, o caso será submetido ao plenário da corte desportiva estadual.

Entenda o caso

Entre o primeiro e o segundo jogo da final do Parazão de 2024, o TJD-PA acatou o pedido do Remo para não homologação do resultado da partida de ida, que terminou com vitória do Paysandu por 2 a 0. O clube azulino alegou interferência do árbitro de vídeo (VAR) no trabalho do árbitro central, Bráulio da Silva Machado, configurando, segundo o Remo, um erro de direito cometido pela equipe de arbitragem.

VEJA MAIS

image Presidente da FPF rebate críticas após divulgação de áudios do VAR do Re-Pa: ‘fora de contexto’
Segundo Ricardo Gluck Paul, polêmicas geradas em torno das falas do árbitro do jogo ocorreram pela falta de conhecimento dos jargões da arbitragem.

image Após imbróglio na Justiça, Paysandu encara Remo na final do Parazão em último Re-Pa de 2024
Decisão do TJD-PA não homologou partida da ida, mas não interfere no jogo de volta.

image Meio século de conquistas! Paysandu é campeão do Parazão e abre vantagem em títulos sobre o Remo
Papão conquistou neste domingo (14), no Mangueirão, o seu 50º título do Campeonato Paraense. O Papão possui na história meio século de triunfos tem a hegemonia no futebol estadual.

No entanto, no dia seguinte à decisão, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, suspendeu a liminar que impedia a homologação do resultado da partida. A solicitação foi feita pela diretoria do Paysandu diretamente ao STJD.

Na decisão, o presidente do STJD argumentou em favor da "preservação da ordem esportiva, espírito esportivo, segurança desportiva, proporcionalidade e razoabilidade".

"A situação é excepcional, visto estar-se a menos de 24 horas da realização da partida, de modo que os prejuízos são inestimáveis. Por fim, ressaltamos que para constituirmos segurança jurídica ao caso em questão, até o julgamento do Pleno do TJD-PA, decisões monocráticas do Presidente do TJD-PA estão com seus efeitos suspensos. Ante ao exposto, diante do caso acima, defiro o pedido do Paysandu Sport Club e notifico as partes envolvidas (TJD do Pará, Federação Paraense de Futebol e Clube do Remo)", determinou o juiz.

Com a decisão do STJD, o segundo jogo da final do Parazão ocorreu normalmente. A partida terminou empatada em 1 a 1, e, como o Paysandu havia vencido a primeira partida, conquistou o título de campeão paraense de 2024.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES