MENU

BUSCA

Seleção em Belém: Autoridades comemoram retorno da equipe ao Mangueirão; confira

Jogo contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, às 21h30, marca a volta do Brasil à capital paraense após 12 anos

Andre Gomes

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente que o Estádio Mangueirão será o palco da partida entre Brasil e Bolívia, que ocorre em 8 de setembro, pela 1ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O jogo está marcado para às 21h30 e será um momento histórico, pois marca a estreia de Fernando Diniz como treinador da Canarinha.

Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!

Whatsapp: saiba tudo sobre o Remo. Recêêêba!

A escolha do Mangueirão também representa o retorno da Seleção Brasileira à capital paraense após 12 anos, desde a vitória sobre a Argentina por 2 a 0 no Superclássico das Américas, em setembro de 2011.

O presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul, expressou sua satisfação com o feito, enfatizando a importância do evento para o esporte no estado:

"É com muita satisfação que levamos essa notícia ao nosso torcedor. Esse é o primeiro passo para colocar o nosso estado como grande vitrine no esporte nacional, com infraestrutura, qualidade e o principal, com a paixão do torcedor paraense sendo um alicerce para a caminhada da nossa Seleção", comentou.

VEJA MAIS

Copa do Mundo 2026: CBF confirma Brasil x Bolívia em Belém pelas Eliminatórias
A partida, marcada para o dia 8 de setembro, será a primeira da Seleção no torneio.

Globo fecha acordo com a CBF para transmissão de jogos da Seleção Brasileira até 2026
Novo acordo transmitirá amistosos e partidas eliminatórias em que o Brasil for comandante

Processo

O Mangueirão passou por uma abrangente reforma para se adequar aos padrões de uma moderna arena, cumprindo todas as exigências técnicas e de logística necessárias para a realização do jogo. Uma vistoria técnica foi conduzida por uma comissão da entidade máxima do futebol, com a aprovação de delegados da Conmebol.

Segundo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a decisão de escolher o Mangueirão como sede para o jogo leva em consideração as melhores condições técnicas e logísticas para a equipe brasileira:

"Vamos buscar ao longo desta eliminatória questões que consideramos prioritárias, como deslocamento dos jogadores, desgaste da equipe, menor distância entre os locais das partidas, infraestrutura que traga conforto e segurança para toda a delegação. Além disso, não será analisado um jogo isoladamente, e sim a melhor composição do conjunto das partidas", destacou.

Com participação de Ronaldo, Fifa apresenta logomarca da Copa do Mundo 2026
"Nós Somos 26" é o lema do próximo Mundial, que ocorrerá, pela primeira vez, em cidades do Canadá, México e Estados Unidos, com 48 seleções.

Seleção Brasileira no Mangueirão: no Catar, CBF confirma jogo do Brasil em Belém para 2023
Informação foi dada em entrevista exclusiva de Ednaldo Rodrigues ao Grupo Liberal. Marcos Braz, VP do Flamengo, também planeja partida da equipe em Belém

Papel significativo

O governador do Pará, Helder Barbalho, celebrou a confirmação da partida em Belém e reforçou o papel significativo que o futebol desempenha na vida dos paraenses:

"Belém será sede do pontapé inicial da seleção brasileira rumo ao hexa. Festejo pela paixão que o futebol representa para o nosso torcedor, festejo que o investimento que fizemos no Mangueirão faz com que voltemos a receber um jogo depois de 11 anos com a Seleção Brasileira em nosso estado, com o primeiro passo já para a Copa do Mundo. Nós vamos juntos com a Seleção Brasileira rumo ao hexa", concluiu.

O Mangueirão, com capacidade para 50 mil pessoas e gramado seguindo as especificações da FIFA, passou por diversas mudanças para receber o evento. Desde a reinauguração, a administração do estádio tinha o interesse de trazer um jogo da Seleção Brasileira para o local. Em entrevista ao OLiberal.com, durante a Copa do Mundo do Catar, Ednaldo Rodrigues havia expressado o desejo de levar um jogo do Brasil para Belém, sem confirmar uma data específica para a partida.

Futebol