MENU

BUSCA

Ronaldo Fenômeno elege os maiores jogadores da história, inclui próprio nome e deixa CR7 fora; veja

A revelação foi feita durante entrevista para o jornal inglês The Guardian, na divulgação de documentário que conta a história do atacante duas vezes campeão da Copa do Mundo e três vezes eleito o melhor jogador do mundo

Luiz Guilherme Ramos

Na semana de divulgação do documentário "Ronaldo, o Fenômeno", o jornal inglês The Guardian fez uma longa entrevista com o ex-atacante, que rendeu algumas boas polêmicas no mundo da bola, entre elas a escolha dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos. Para o "Fenômeno", o 'xará' do Manchester United não faz jus ao olimpo da bola.

Quando questionado inicialmente, o camisa 9 tentou esquivar da opinião. "Isso é injusto [...] Deixe os fãs dizerem e debater nos bares, mas você não pode classificá-los, não pode comparar gerações", argumentou. Em seguida, o brasileiro listou, na opinião dele, quem seriam os mais notáveis.

"Acho que há um grupo muito especial de jogadores, onde você tem Diego Maradona, Messi, [Johan] Cruyff, [Franz] Beckenbauer, Pelé, [Marco] van Basten, Ronaldinho. Eu me incluiria entre eles", acrescenta. 

O ponto forte foram as perguntas sobre CR7. A reportagem quis saber se ele se considerava o "Ronaldo original" e o porquê da ausência do atacante do Manchester na lista. "As pessoas me chamam de 'Ronaldo Original', mas, caramba, os outros não eram falsos. Eu não sou o único e outros mais virão e serão melhores do que eu, em tudo", responde o ex-jogador, que hoje é um empresário bem sucedido e através de suas empresas comanda o Cruzeiro e o Valladolid, da Espanha.

"Fiz o que pude, o melhor que pude. Estou fazendo outras coisas agora, coisas importantes, e quero continuar melhorando. Como jogador de futebol, não posso fazer mais nada agora", completou. 

SAIBA MAIS

Revista divulga nomes para eleição de melhores jogadores da história
France Football irá realizar o Bola de Ouro Dream Team para a eleição dos melhores jogadores de cada posição. Brasileiros dominam lista no setor da lateral direita


Cafu recebe prêmio de melhor lateral direito da história do futebol
Ala brasileiro foi o mais votado para integrar o time do Bola de Ouro Dream Team, prêmio da revista 'France Football' aos melhores jogadores de cada posição de todos os tempos


Há 20 anos, Ronaldo Fenômeno marcava duas vezes em sua estreia pelo Real Madrid; veja como foi
O craque brasileiro, hoje dono da SAF do Cruzeiro, marcou duas vezes contra Deportivo Alavés, no Santiago Bernabéu


 

Na escolha pessoal do Fenômeno, ele incluiu os argentinos Messi e Maradona, os brasileiros Pelé, Ronaldinho Gaúcho e o próprio Ronaldo,  o ex-zagueiro alemão Franz Beckenbauer, além dos holandeses "Johan" Cruijff e Marco Van Basten.

Na sequência da conversa, o nome de outro craque da atualidade foi ventilado e Ronaldo não se esquivou em dizer que o considera um dos melhores do mundo, mas não a ponto de incluí-lo entre os maiores de todos os tempos. 

"Se falarmos especificamente de futebol, duvido que haja alguém que não o ame. Sua vida privada transcende o futebol, mas não estou interessado. Ele é ousado, tem habilidade, variedade, é rápido, faz gols, tem personalidade", explicou Ronaldo. Apesar disso, o atacante do Paris Saint Germain foi colocado em um nível semelhante ao de Messi e CR7.

"Você pode comparar Neymar com Messi e Cristiano Ronaldo, mesmo que sejam de um 'planeta diferente'. Neymar é uma coisa no campo, fora é outra, então as pessoas misturam muito as coisas", encerrou.

Os 8 melhores jogadores da história para Ronaldo Fênomeno 

- Messi
- Maradona
- Pelé
- Cruyff
- Van Basten
- Ronaldinho 
- Ronaldo Nazário 
- Beckenbauer

Futebol