MENU

BUSCA

Revelado em projeto do Zico em Muaná, paraense comemora temporadas na Europa; vídeo

Rafael Viegas está há sete temporadas na Europa e falou das dificuldades que enfrentou até chegar futebol profissional

Fábio Will

A persistência, a luta diária e o apoio familiar, fizeram com que o sonho de um jovem humilde, do município de Muaná (PA) tornar-se realidade. Hoje com 30 anos e sem jogar por clubes do Estado do Pará, o lateral-direito Rafael Viegas, aproveita as férias na temporada europeia para reencontrar amigos, familiares e relembrar os momentos de dificuldades que passou na sua carreira até virar jogador de futebol profissional. A equipe de O Liberal conversou com o atleta, que saiu de um projeto do Zico, ídolo do Flamengo e foi jogar na Europa.

Morador do arquipélago do Marajó, Rafael Viegas iniciou no futebol em uma escolinha chamada Juventus de Muaná e, como grande parte dos jogadores de futebol, passou por dificuldades, mas não desistiu do sonho. Mesmo longe de Belém, o jovem continuou na luta e em Muaná mesmo e sempre contou com o apoio da sua mãe, Dona Rosa de Nazaré.

“Morar em uma cidade em que só se chega nela de barco já é uma dificuldade enorme. Foi difícil e é difícil a vida de jogador de futebol, são grandes as dificuldades, mas graças a Deus tive o apoio da minha mãe, dos meus irmãos e meus tios, além dos meus amigos, que me ajudaram bastante no início da carreira. Hoje jogo por todos eles, além do meu filho e da minha esposa e por todos os garotos de Muaná, quem me enxergam como inspiração”, disse.

A saída de Muaná foi através de um projeto do Zico, ex-jogador e maior ídolo do Flamengo, no ano de 2013. Rafael Viegas se destacou entre os jovens e foi convidado para jogar em Brasília (DF), onde surgiu a oportunidade de sair do país.

“Nunca joguei no Pará. Cheguei a realizar um teste na Tuna, acabei passando, mas acabou que não retornei a Belém, pois pintou a oportunidade de ir para Brasília, por um projeto que tinha em Muaná chamado ‘Zico 10’, em que a prefeitura tinha esse projeto na cidade, e todo ano a escolinha do CFZ de Brasília escolhia um atleta do município”, contou.

Assista aos lances de Rafael Viegas 


A oportunidade de jogar em Portugal veio através de um amigo, quando jogava pelo Real Brasília-DF, que fez uma proposta para ele ir para Europa e aceitou. Já na temporada de 2017 iniciou a trajetória atuando pelo RD Águeda. Posteriormente defendeu as equipes do FC Vizela, GD Chaves, SC Salgueiros, FC Felgueiras e por último jogou pelo Länk Vilaverdense. No meio da temporada se transferiu para o SC Znojmo, da República Tcheca, onde encerrou seu vínculo e analisa propostas.

Rafael falou da importância de sua mãe, esposa e filhos na carreira, principalmente em momentos delicados em que se viu longe de casa, dos amigos e dos familiares

“Elas são as pessoas mais importantes na minha vida. Quando ando desanimado, depois de alguma partida que não fui tão bem, quando as coisas não correm do jeito que planejamos, elas sempre tiveram lá para me apoiar e me abraçar e dizer que tudo daria certo”, falou.

Viegas retornará para Brasília, onde possui residência e onde também reside a família de sua esposa, Thaila Cristina. A expectativa é de um acerto com um clube e enquanto isso vai mantendo uma rotina de treinos físicos em campos e academia.

Futebol