Clubes pedem à CBF que Série C 2022 seja em pontos corridos e em turno único
Remo e Paysandu participaram da reunião realizada sem a presença da CBF, que vai avaliar a proposta
Uma reunião entre clubes da Série C do Campeonato Brasileiro, realizada na tarde desta quinta-feira (6), decidiu pela mudança no regulamento da competição para a temporada de 2022. A proposta foi enviada para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deve ser acatada pela entidade para começar a valer. A informação foi confirmada à equipe de O Liberal pelo presidente do Paysandu, Maurício Ettinger, um dos participantes da reunião.
VEJA MAIS
Novo formato
De acordo com o presidente bicolor, o formato da competição, votado pelos clubes é que todas as equipes devem se enfrentar na primeira fase, no formato de pontos corridos, em turno único. Os oito primeiros colocados se classificariam para a segunda fase, onde seriam formados dois quadrangulares. Os dois melhores posicionados de cada grupo subiriam à Série B e os líderes das chaves fariam a grande final da Terceirona.
Conforme apurado pela equipe de O Liberal, a proposta foi aprovada pelos clubes em maioria simples: 11 votos favoráveis, contra 9 contrários. As demais equipes, que não votaram a favor projeto defendiam que o regulamento da competição deveria seguir a fómula da temporada passada.
Agora, a proposta será encaminhada à CBF e deve contar com o aval da entidade máxima do futebol para começar a valer. Caso a Confederação desaprove o projeto, a competição volta a seguir o regulamento das temporadas anteriores.
Pontos corridos estavam em pauta
Como informado pela equipe de esportes de O Liberal, a Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) propôs, na última semana, que a Terceirona fosse dispitada pontos corridos. No entanto, ao contrário da proposta aprovada pelos clubes, o regulamento sugerido previa confrontos de ida e volta, assim como ocorre nas Séries A e B.
Apesar disso, a sugestão da Associação teve uma barreira: o número de datas. A CBF reservou para a Série C do ano que vem apenas 26 datas, enquanto uma competição, nos formatos propostos pela ANCF, teriam 38.
Uma expansão de datas, para o ano de 2022, não seria possível devido à Copa do Mundo do Catar. Por conta do mundial, todas as competições da CBF devem terminar até o início de novembro. A Série C, inclusive, está prevista para encerrar no dia 1º de outubro.
Novo modelo 'encaixa' no calendário
Ao contrário da sugestão da ANCF, a proposta dos clubes se encaixa no calendário da CBF. Com 19 datas na primeira fase, seis datas na segunda, e duas datas para as finais, a competição seria disputada em 27 rodadas, uma a mais que em 2021.
Os clubes esperam que, com um calendário mais condizente com o proposto pela CBF, a entidade possa acatar mais facilmente a sugestão.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA