Quadro Tático: Como Carlo Ancelotti transformou Vinícius Júnior no Real Madrid
Jovem brasileiro saiu de perdedor de gols para artilheiro da equipe em uma temporada.
Quem viu Vinicius Júnior nos últimos anos tem se assustado com a evolução do jovem jogador de 21 anos nesta temporada. Diante da meta, o atacante tem se tornado uma "máquina de gols" no Real Madrid. Com apenas seis partidas no Campeonato Espanhol, o brasileiro marcou cinco vezes e foi responsável direto por um terço dos gols da equipe na competição. O próximo desafio de Vini pela equipe merengue será neste sábado (25), às 16h, contra o Villareal.
Desde que chegou na Europa, Vinícius Júnior é tratado como uma joia. O atacante, revelado na base do Flamengo, era veloz e driblador. O grande problema estava na hora da finalização. Nas primeiras temporadas pelo Real, o jovem talento falhava demais na hora de decidir jogadas.
Mas o que mudou tanto na equipe para que Vinícius saísse de perdedor de gols para artilheiro? Essa evolução tem nome e sobrenome: Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid. O Quadro Tático dessa semana fala sobre como a estratégia do novo técnico "casou" com o futebol do brasileiro.
Jogo funcional
"Os espaços são dominados com superioridade numérica e liberdade criativa". A frase de Ancelotti explica bem a razão de Vinícius se dá bem com o treinador italiano. O técnico baseia as equipes no ataque posicional, quando os jogadores concentram o jogo próximo à bola, ficando em vantagem em relação ao adversário.
É disso que Vini precisava: estar perto da bola. Assim, o jogador tem liberdade para transitar pelos setores do campo e usar o que tem de melhor, que é o drible. Além disso, por meio de infiltrações na área, o brasileiro recebe mais a bola cara a cara com o goleiro, aumentando a possibilidade de gols.
Água mole e pedra dura...
Não adianta ter só um modelo de jogo que favoreça o atleta. É preciso fundamento. Vini, assim como todo jovem jogador, é imperfeito, e por isso precisava aperfeiçoar a técnica. O atacante tentou, tentou, tentou... até acertar.
É claro que Ancelotti ajudou, colocando Vinícius em mais contato com a bola, mas o treinamento diário no Real Madrid também ajudou bastante. Seja por ter adquirido mais experiência, seja pela prática constante, o brasileiro tem sido mais eficaz diante da meta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA