Pará não terá representantes na segunda fase da Série D pela primeira vez em 11 anos; relembre

Águia de Marabá e Cametá, representantes do estado na competição nacional, foram eliminados ainda na fase classificatória. 

Caio Maia
fonte

A eliminação de Cametá e Águia de Marabá ainda na primeira fase da Série D escancarou a má-fase vivida pelos clubes do interior do Pará no Campeonato Brasileiro. Esta será a primeira vez em 11 anos que nenhum representante do estado estará classificado aos mata-matas da Quarta Divisão. A última vez que isso ocorreu, foi em 2013.

Naquele ano, o Paragominas, finalista do Campeonato Paraense, era o único time do estado na Série D do Brasileiro. No torneio nacional, o Jacaré até fez boa campanha, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota em oito jogos. Os números indicavam que a equipe seria a líder do Grupo B e, assim, garantiria vaga aos mata-matas. No entanto, devido a escalação de um jogador irregular, o clube perdeu seis pontos e foi eliminado.

VEJA MAIS

image Cametá perde para o Altos-PI fora de casa e dá adeus à Série D
O Mapará precisava da vitória, mas acabou perdendo e prejudicado com a vitória do Tocantinópolis sobre o Moto Club

image Na despedida da Série D, Águia de Marabá fica no empate sem gols com o River-PI
O Azulão terminou a competição na lanterna do grupo A2

image Contratação: Remo anuncia acerto com atacante que estava disputando a Série D; vídeos
Rodrigo Alves, de 28 anos, estava no Cascavel-PR e chega para compor o elenco azulino até o final da Série C do Brasileiro

Desde então, o futebol paraense sempre classificou equipes à segunda fase da Série D, mas sem campanhas de destaque. A única trajetória "fora da curva" no período foi a do Remo, em 2015, que conseguiu o acesso à Série C do Brasileiro com apenas duas derrotas em 14 jogos disputados.

Apesar da classificação à segunda fase ser rotina para os paraenses, a maioria das campanhas terminava ainda no primeiro mata-mata. Foi o que ocorreu, inclusive, no ano passado, quando Águia de Marabá e Tuna Luso não conseguiram avançar as oitavas de final.

As oitavas, inclusive, tem sido um "luxo" para os paraenses. Desde 2013, apenas três edições da Série D tiveram times paraenses nesta fase do torneio. Além do Remo, em 2015, que chegou até às semifinais, Bragantino e São Raimundo, em 2019, e Paragominas, em 2021, alcançaram esta etapa da competição, a última antes do "jogo do acesso".

No próximo ano, o Pará tentará voltar à segunda fase da Série D. Os representantes do estado na edição de 2025 serão a Tuna Luso e o Águia de Marabá. As equipes terminaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente, no Campeonato Paraense de 2024.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES