O Liberal no Catar: veja como é a cobertura da imprensa internacional na Copa do Mundo
Enviado pelo Grupo Liberal para cobrir a Copa do Mundo 2022, Abner Luiz mostra o Media Camp da FIFA
A Copa do Mundo mais cara da história tem uma estrutura do tamanho de seus idealizadores. Embora pequeno em área, o Catar é um país rico, e, por esse motivo, investiu pesado para mostrar ao mundo o que o dinheiro do petróleo e gás natural pode comprar. Até o dia 18 de dezembro, 32 seleções, milhares de torcedores e jornalistas estarão pelas ruas e estádios de Doha, na maior celebração do futebol mundial. O Grupo Liberal está presente e mostra para você um pouco de como é realizado o trabalho da imprensa no gigantesco IBC (Centro Internacional de Imprensa).
Neste ano, o grupo O Liberal.com enviou o jornalista Abner Luiz e o fotojornalista Tarso Sarraf, que abastecem diariamente as equipes instaladas na redação integrada com vídeos, entrevistas, imagens e informações exclusivas de tudo o que acontece na Copa. O local montado pela família real do Catar tem 55 mil metros quadrados e levou cinco meses para ficar pronto, antes de receber os 18 mil jornalistas credenciados. Um recorde absoluto entre as Copas do Mundo.
A estrutura montada inclui espaços específicos para profissionais de áudio, vídeo, multimídia e impresso, onde estão instaladas mesas com cabeamento para internet, dezenas de televisores com transmissões das partidas, além de painéis com informações sobre os jogos e apoio técnico aos profissionais.
SAIBA MAIS
Além disso, as principais empresas de imagem do mundo também instalaram pontos de apoio, que servem para os fotojornalistas emprestarem lentes e usarem durante os jogos. "Aqui temos a Nikkon, a Canon e a Sony. Aqui o fotógrafo vem, mostra a credencial, pergunta quais são os lançamentos de lentes e câmeras, e eles te emprestam para você trabalhar durante a Copa do Mundo", explica Abner Luiz.
No mesmo espaço, são disponibilizadas bebidas para aqueles que precisam repor as energias, seja com um café, uma água ou um chá. Além das bebidas, várias poltronas e assentos também foram, espalhados por um dos salões que servem a imprensa do mundo todo. Em outro espaço, uma bancada com impressoras instaladas servem de apoio a quem precisar imprimir ou digitalizar documentos.
Os profissionais deslocados para o Catar também contam com a instalação de armários, que podem ser utilizados para guardar equipamentos durante os jogos, com segurança absoluta que permite a quem quiser, por exemplo, guardar pertences do início ao fim do torneio sem riscos de perda ou extravio.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA