MENU

BUSCA

Zagallo morreu: Velho Lobo tinha 92 anos e deixa legado tetracampeão mundial

Ex-jogador e técnico fez história com a Seleção Brasileira conquistando quatro Copas do Mundo

Andréia Santana

O futebol brasileiro perdeu mais um de seus grandes ídolos. Mário Jorge Lobo Zagallo morreu na noite desta sexta-feira (05), aos 92 anos, em decorrência a uma falência múltipla de órgãos. A causa da morte foi confirmada pelo Hospital Barra D'Or onde estava internado desde o dia 26 de dezembro.

Considerado um dos maiores jogadores e técnicos da história do futebol mundial, o “velho lobo” deixou sua marca dentro e fora dos gramados, conquistando títulos e admiradores ao longo de sua carreira.

VEJA MAIS

Zagallo comandou a Seleção em mais três Copas do Mundo, em 1974, quando chegou ao quarto lugar. Em 1994, conquistou o título mundial como coordenador técnico. Em 1998, chegou ao amargo vice-campeonato. Ao todo, disputou seis copas do mundo com a canarinha, como jogador e como técnico. Foi campeão quatro vezes.  

Em 1997, comandou a conquista da Copa América, vencendo todos os seis jogos da competição. Com a vitória, aproveitou para responder àqueles que pediam sua substituição por Vanderlei Luxemburgo.

“Vão ter que me engolir”, esbravejou o técnico para câmeras de TV, na época.

Fim da carreira

Encerrou a carreira nos gramados em 2011, aos 79 anos, quando conquistou o Campeonato Carioca no comando do Flamengo. Entre bons e maus momentos na equipe Rubro Negra, assistiu ao último jogo com uma imagem de Santo Antônio, seu santo de devoção, nos braços, e viu a equipe bater o Vasco e conquistar mais um campeonato. 

Ao completar 9 décadas de vida, em 2021, Zagallo foi muito celebrado por fãs e admiradores, e chegou a ganhar um documentário da Fifa sobre sua trajetória nos gramados, nomeado "Mário Zagallo at 90”. 

O jogador parte deixando quatro filhos e diversos netos, uma grande família fruto de 57 anos de casamento com Alcina de Castro Zagallo, falecida em 2012 por conta de um quadro de insuficiência respiratória.

Futebol