Mangueirão pode receber jogo do Brasil em 2023 destinado à preservação da Amazônia; entenda
Segundo jornalista André Rizek, a CBF quer realizar um jogo do Brasil na Amazônia para reforçar causas humanitárias. Mangueirão e outros dois estádios são opções.
O Mangueirão pode estar na rota da Seleção Brasileira nos próximos meses. De acordo com apuração do jornalista André Rizek, do SporTV, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja realizar um jogo da equipe masculina principal na Amazônia em 2023. A partida, que será disputada em uma Data FIFA, contra outra seleção, fará parte de uma campanha pela preservação ambiental.
VEJA MAIS
Rizek diz que a CBF buscará no próximo ciclo de Copa do Mundo realizar partidas que abracem causas humanitárias caras ao povo brasileiro. A ideia seria desvencilhar o uso do símbolo da entidade e da camisa da Seleção de atos políticos, como ocorreu nos últimos anos.
Ainda segundo a apuração de Rizek, a tragédia humanitária envolvendo o povo Yanomami foi fundamental para que a CBF realizasse um jogo na Amazônia.
"A Nike, fornecedora, adorou a ideia. A informação é segura. Então, o Brasil fará um jogo inteiramente de verde, na Amazônia, e a renda será inteiramente revertida para a SOS Amazônia, que é uma instituição que trabalha pela preservação ambiental. E a ideia é que a CBF traga essas pautas de sobrevivência e de todos os brasileiros para mais próximo da seleção brasileira", disse Rizek.
Estádios na briga
Além do Mangueirão, outros dois estádios aparecem como cotados para receber a partida da Seleção Brasileira na Amazônia. O mais favorito deles, talvez, seja a Arena da Amazônia, em Manaus, que já recebeu vários jogos do Brasil e foi uma das 12 sedes do país na Copa do Mundo de 2014.
Correndo por fora está a Arena Pantanal, em Mato Grosso, estado que faz parte da Amazônia Legal. O local, que também abrigou jogos da Copa do Mundo de 2014, recebeu a Seleção apenas uma vez, nas Eliminatórias para a Copa de 2018.
Já o Mangueirão é o único estádio recém-reformado da lista. O Colosso do Bengui, que está fechado há mais de dois anos para reparos, será entregue no dia 19 de março, no clássico Re-Pa pelo Campeonato Paraense de 2023. A nova estrutura estará de acordo com todas as normas da FIFA e da Conmebol.
Última visita
A última vez que a Seleção esteve em Belém foi em 2011. Em setembro daquele ano, os comandados de Mano Menezes venceram a Argentina por 2 a 0 no Superclássico das Américas. Lucas Moura e Neymar fizeram os gols daquela partida.
Apesar da vitória canarinha, o momento mais marcante do confronto ocorreu antes da bola rolar. A primeira vez, o público das arquibancadas cantou o Hino Nacional à capela, após a execução oficial da transmissão.