Mangueirão é candidato a receber a Supercopa do Brasil, mas imbróglio na CBF atrapalha acerto

Em entrevista à reportagem, Ricardo Gluck Paul disse que “está na mesa” proposta de torneio no Mangueirão.

Caio Maia
fonte

Com a possibilidade de receber os gigantes cariocas nas primeiras semanas de 2024, o Mangueirão ainda vive a expectativa de ser sede da Supercopa do Brasil, marcada para o dia 3 de fevereiro. A informação é do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul. Em entrevista ao Núcleo de Esportes de O Liberal, ele disse que enviou uma proposta à CBF e aguarda uma resposta de entidade.

"De verdade é algo que tá na mesa. Tenho tentado que Belém seja sede não só da Supercopa, mas como da final da Libertadores e da Sul-Americana. No entanto, nesse momento, a CBF está em processo eleitoral. Então, qualquer informação nesse sentido agora é bobagem. Existe, sim, da minha parte, essas reivindicações. Vou fazer de tudo pra colocar o futebol do Pará em evidência", explicou.

VEJA MAIS

image Além do Flamengo, Mangueirão pode receber jogos do Vasco, Botafogo e Fluminense; saiba mais
Estádio Mangueirão poderá receber partidas do Campeonato Carioca 2024. Flamengo possui jogo marcado em Belém e rivais também poderão atuar na capital paraense, por conta da reforma do gramado do Maracanã

image Remo: Dez anos depois, Eduardo Ramos relembra chegada de helicóptero no Mangueirão: 'Bom demais'
Ídolo do Remo, Eduardo Ramos relembrou a sua chegada ao clube, citou começo conturbado e momentos felizes vestindo a camisa do Leão Azul

A CBF, no momento, vive um período de intervenção. O antigo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, foi destituído do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que ordenou a realização de uma nova eleição em um prazo de 30 dias úteis, iniciando na última segunda-feira (11) e com término previsto até 25 de janeiro.

Por enquanto, quem comanda a entidade é o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz. Ele ficará no cargo até a realização de um novo pleito para a presidência.

Entenda o afastamento

O processo que resultou no afastamento de Ednaldo Rodrigues teve início em 2018, a partir de uma iniciativa do Ministério Público do Rio de Janeiro, relacionada à eleição de Rogério Caboclo, antecessor de Ednaldo.

image Ednaldo Rodrigues entra com recurso junto ao STJ para ficar à frente da CBF até eleições
Ednaldo Rodrigues foi destituído do cargo na quinta-feira, dia 7, em consequência da anulação de uma série de assembleias da entidade, entre elas a que elegeu o dirigente baiano.

image FPF manifesta apoio a Ednaldo Rodrigues após destituição do cargo de presidente da CBF
Segundo a Federação, processo que levou o baiano ao cargo mais alto do futebol brasileiro foi “limpo e transparente”.

O MP questionou o estatuto da CBF por estar em desacordo com a Lei Pelé, devido à atribuição de pesos diferentes para clubes nas votações para a escolha dos presidentes. A decisão de 2021 anulou a eleição de Caboclo e determinou uma intervenção na CBF, que foi inicialmente nomeada com Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), mas posteriormente cassada.

Após um acordo extrajudicial entre CBF e Ministério Público, o estatuto foi modificado, igualando os pesos nos votos dos times das séries A e B. Na eleição de 2022, Ednaldo Rodrigues foi eleito para um mandato completo de quatro anos.

Gustavo Feijó, vice na época de Caboclo, buscou a 2ª instância, solicitando a anulação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e o afastamento de Ednaldo, argumentando que o juiz de 1ª instância não tinha atribuição para homologar o documento. A decisão do TJ-RJ acatou esse pedido na última quinta-feira (7).

Supercopa do Brasil

image Rony comenta possibilidade de jogar a Supercopa do Brasil no Mangueirão: 'Seria maravilhoso'
O jogador paraense, atacante do Palmeiras, comentou sobre a frustração de não ter atuado pela Seleção Brasileira este ano no Novo Mangueirão

A Supercopa do Brasil é um título disputado entre o campeão da Copa do Brasil e o campeão do Brasileirão. Ela define quem seria, de fato, o melhor clube do país no ano. Como em 2023 o São Paulo venceu a Copa do Brasil e o Palmeiras o campeonato Brasileiro, a disputa será entre os dois gigantes paulistas.

Se de fato as especulações se confirmarem, São Paulo e Palmeiras jogariam em Belém no dia 03 de fevereiro de 2024, um sábado, provavelmente, às 17h e, quem sabe em solo paraense. Outros estádios que podem receber o clássico Choque-Rei são a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Mané Garrincha, em Brasília.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES