Justiça da Itália pune Juventus com perda de 10 pontos por fraude fiscal no Campeonato Italiano
Time de Turim disse que vai avaliar condenação para saber se vai recorrer ou não em segunda instância.
A Corte Federal de Apelação da Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou nesta segunda-feira (22) a decisão de punir a Juventus com a perda de 10 pontos no Campeonato Italiano, após o desfecho do novo julgamento sobre as irregularidades financeiras cometidas pelo clube.
Em comunicado, a Juve declarou que irá analisar as razões apresentadas pela Corte de Apelação da FIGC para avaliar a possibilidade de recorrer ao Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Italiano. Na última ocasião em que isso ocorreu, no final de abril, o clube conseguiu derrubar a penalidade de 15 pontos na Serie A.
"A decisão tomada pela quinta instância judicial nessa questão, que se arrasta há mais de um ano, causa grande amargura ao clube e a seus milhões de torcedores, que se sentem extremamente prejudicados pela aplicação de sanções que parecem não levar em consideração o princípio da proporcionalidade", afirmou a Juventus.
Além disso, a corte da federação italiana de futebol absolveu de todas as acusações diversos ex-dirigentes do clube, incluindo Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano.
A Procuradoria da federação italiana de futebol havia solicitado que a Juventus fosse penalizada com a perda de 11 pontos, além da suspensão de oito meses para os antigos diretores da instituição.
As fraudes fiscais em contratações de jogadores foram o motivo para a imposição da penalidade. A procuradoria da federação de futebol recebeu informações do Ministério Público de Turim sobre indícios de contabilidade falsa, faturas inexistentes de transferências e manipulação de mercado.
A Juventus começou o dia ocupando o segundo lugar na tabela de classificação do Campeonato Italiano, com 69 pontos. No entanto, após a perda de 10 pontos determinada pelo julgamento, a equipe caiu para a sétima posição, com 59 pontos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA