Just Fontaine, ídolo francês e recordista de gols em uma edição de Copa do Mundo, morre aos 89 anos
Atacante ficou conhecido por ter marcado 13 gols na Copa do Mundo da Suécia, em 1958, quando a França foi eliminada na semifinal pela Seleção Brasileira de Pelé
Morreu nesta quarta-feira o francês Just Fontaine, ex-jogador de futebol, aos 89 anos. A informação foi confirmada pela família à AFP. Ele é reconhecido por ter sido o maior artilheiro de uma única edição de Copa do Mundo ao ter marcado 13 gols na edição de 1958, na Suécia, quando o Brasil conquistou seu primeiro título mundial. Além de recordista de gols, Fontaine teve outro grande mérito: ajudou, na época, a levar a França pela primeira vez a uma semifinal de Copa - e foi eliminada justamente para o Brasil de Pelé e companhia.
VEJA MAIS
Just Fontaine nasceu no Marrocos, em Marraquexe, em 18 de agosto de 1933. Curiosamente, ele foi convocado de última hora para a Copa de 1958, com o corte de Thadée Cisowski por lesão. A carreira do ex-atacante contou com passagens por Nice e Stade de Reims, clubes pelos quais foi campeão francês quatro vezes (uma pelo Nice e três com o Reims). Antes, havia conquistado a liga marroquina pelo USM Casablanca.
Problemas físicos fizeram Just Fontaine se aposentar precocemente, em 1962, aos 29 anos. Em seguida trabalhou como treinador, passando por Paris Saint-Germain, Toulouse e Luçon FC, além da própria Seleção Francesa e do Marrocos.
Fora o recorde em uma única edição de Copa, Just Fontaine foi o maior artilheiro da história das copas até ser ultrapassado por Gerd Müller, com 14 gols, em 1974. Hoje, o francês é o quarto no ranking empatado com Lionel Messi, atrás de Ronaldo (15 gols) e do alemão Miroslav Klose (16 gols).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA