MENU

BUSCA

Gérson, o ‘Canhotinha de Ouro’, ídolo da Seleção Brasileira, completa 83 anos

Ex-jogador foi titular da Seleção Brasileira em 1970, o time considerado um dos maiores da história do futebol

Andréia Santana

O ex-jogador Gérson, mais conhecido como “Canhotinha de Ouro”, completou 83 anos nesta quinta-feira (11). O lendário meio-campista dedicou a vida ao futebol e marcou uma geração de jogadores como maestro da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1970, principalmente por seus lançamentos com a perna canhota.

O craque nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e iniciou a carreira no Flamengo, em 1959. Mas foi no Botafogo, equipe por onde mais atuou durante a carreira, que Gérson se destacou, e levantou taças do Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca e Torneio Rio-São Paulo. 

VEJA MAIS

Brasil x Argentina: Fifa multa CBF por confusão entre torcedores durante clássico no Maracanã
O jogador Joeliton também foi suspenso por dois jogos com a Seleção e deve ficar de fora de uma nova convocação para as Eliminatórias


Oficial! CBF anuncia Dorival Júnior como novo técnico da Seleção Brasileira
Treinador será apresentado à imprensa na próxima quinta-feira (11), na sede da CBF


Neymar encontra médico da Seleção Brasileira para reavaliação de lesão
Jogador esteve em Belo Horizonte para se consultar o médico Rodrigo Lasmar, responsável pela cirurgia no joelho esquerdo do atacante

Gérson também atuou no São Paulo, onde ficou até 1972, antes de ir para o Fluminense, o último clube da carreira do craque. Com o tricolor carioca ele permaneceu até 1974, e conquistou o Campeonato Carioca de 1973. 

Além do apelido “Canhotinha de Ouro”, Gérson também era conhecido como “papagaio” pelos companheiros, pela fama de falar muito. Após deixar os gramados, o ex-jogador se tornou comentarista de TV e rádio. 

Futebol