MENU

BUSCA

FPF vai criar competição mista para categorias do sub-9 ao sub-13 em 2024, afirma presidente

Segundo Ricardo Gluck Paul, o Circuito de Festivais vai reunir clubes de meninos e meninas em torneios de tiro curto

Caio Maia

A Federação Paraense de Futebol (FPF) pretende expandir ainda mais o calendário de competições de base nesta temporada. Em entrevista ao Núcleo de Esportes de O Liberal, o presidente da entidade, Ricardo Gluck Paul, divulgou detalhes de um projeto inédito no estado: uma competição mista - entre meninos e meninas - nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13. O torneio seria chamado de "Circuito de Festivais".

VEJA MAIS

Copa Pará Feminina Sub-17 tem primeira rodada por W.O, denúncias e reclamações de jogadoras
Duas das quatro partidas de abertura do torneio tiveram equipes desistentes. Atletas e treinadores alegam má organização da competição.

Terceira Divisão do Parazão de futebol define datas de disputa; veja os clubes que irão jogar
Congresso técnico definiu a forma de disputa do Campeonato Paraense de Futebol masculino da Terceira Divisão

CBF envia ofício para clubes se posicionarem sobre paralisação do Brasileirão; entenda
Times brasileiros deve emitir seus posicionamentos em caráter de urgência

Segundo Gluck Paul, o circuito será uma competição anual, dividida em uma série de "festivais". Esses eventos serão torneios de tiro curto, com duração de, no máximo, dois dias, envolvendo as categorias do Sub-9 ao Sub-13. As posições finais das equipes nos festivais renderão pontos. Será campeã do circuito a equipe que tiver maior pontuação ao final da temporada.

"A ideia é tirar o projeto do papel no segundo semestre. O circuito vai ocorrer nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13 e será dividido em oito festivais anuais. O festival nada mais é do que um torneio de tiro curto, disputado em dois dias, que terá lista aberta de inscrição para qualquer federado participar. No final do torneio, serão distribuídos pontos para os clubes mais bem colocados. Esses pontos serão somados na classificação final do circuito. Vence o Circuito de Festivais a equipe que somar mais pontos durante todo o circuito. Será um torneio misto, de meninos e meninas jogando juntos, no mesmo time. Isso já foi, inclusive, liberado pela CBF [Confederação Brasileira de Futebol] e ocorre em vários estados do Brasil", detalhou Gluck Paul.

Caso o projeto seja realmente efetivado, será o retorno de competições oficiais das categorias de Sub-9 ao Sub-13 após quatro anos. Desde 2020, por uma série de normas impostas pelo MPT, a existência de equipes de crianças e adolescentes no estado não é permitida.

Com a implementação do Circuito de Festivais, a categorias de base terão um aumento considerável no número de competições, com um total de 30, abrangendo o masculino e o feminino, desde o Sub-9 até o Sub-20.

Futebol