MENU

BUSCA

Fotojornalista paraense expõe trabalhos que retratam o futebol paraense nos últimos anos

Silvio Garrido reuniu um vasto material para mostrar um pouco da emoção que toma conta do esporte mais popular do Brasil

Fábio Will e Luiz Guillherme Ramos

Começou nesta segunda-feira (13) e vai até o dia 26 de janeiro, no Parque Shopping, a exposição “Momentos – Um olhar atento na fotografia esportiva paraense pelas lentes de Silvio Garrido”, que reúne um vasto material do publicitário e fotojornalista, resultado de mais de três anos registrando os mais diversos olhares e aspectos do futebol, que segue encantando gerações ano após ano. As obras ficam expostas de 10 da manhã às 22 horas, com entrada gratuita. 

A exposição traz grandes trabalhos do publicitário, que colecionou momentos importantes nas últimas temporadas, tanto cobrindo partidas de futebol, quanto esportes olímpicos e moto velocidade, além de ter um olhar diferente do esporte, com o cotidiano da periferia de Belém e seus encantos e a forma simples de se divertir.

"Todo fotógrafo tem o sonho de ter uma exposição. Eu não sou diferente e hoje realizo o meu. Participar de todo processo, captura de imagem, produção, curadoria, planejar, juntar material de três anos... Não foi fácil escolher 40 imagens de um universo de 5 mil. São momentos interessantes e marcantes na minha visão. Tenho certeza que esses momentos também marcaram muitas pessoas", disse, em entrevista a O Liberal, durante a abertura da mostra. Segundo ele, a tônica do material está nos pequenos olhares, sejam eles uma comemoração ou um simples gesto despretensioso, seja dentro ou fora das quatro linhas. 

VEJA MAIS

Foto icônica de Medina vira capa de cadernos no Brasil
A foto que viralizou em todo o mundo pertence ao francês Jérôme Brouillet, da Agence France-Press

Fotojornalista apresenta série especial sobre as lendas de Belém com fotos e vídeos
Fernando Sette nasceu em Belo Horizonte, mas se apaixonou pelas histórias do Pará

"O sentimento do torcedor. E aí a gente vai muito além do futebol. É interessante. Quando ele chora, fica alegre, vibra, fica triste. Eu fiquei um pouco nisso, mas também temos a alegria dos jogadores na hora do gol, um êxtase diferente. Poderia citar o título do Remo em 2022, na Curuzu, um fato inusitado, quando as luzes apagaram e eu continuei fotografando. Quando vi o fogo sair por trás dos jogadores, deu um contraste muito bom", relembra, destacando que espera incentivar novos profissionais das lentes. 

"A exposição é para as pessoas curtirem, conhecerem, se inspirarem e apreciarem. Quem sabe não surjam mais fotógrafos a partir desse trabalho", aposta.

Garrido é apaixonado por esportes e, ao longo dos anos, vem cravando seu nome no fotojornalismo esportivo paraense. A exposição conta com várias fotos emolduradas no formato 50 x 75, que promove uma interação maior com o público. As imagens foram selecionadas com base em critérios técnicos, levando em consideração a plástica dos movimentos, emoções e reações das torcidas e atletas.

Futebol