Após aniversário de 42 anos, Formiga bate recorde de jogos pela Seleção Brasileira
A meio-campista tem história registrada no futebol feminino paraense
A meio-campista Formiga, da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain [PSG], tem seu nome na história do futebol feminino. completou, na terça-feira (3), 42 anos, em franca atividades no futebol mundial. É recordista jogando pela seleção brasileira com mais de 160 jogos superando o lateral Cafu que atuou 151 vezes. Ela soma seis participações em Copas do Mundo pela seleção e caminha para sua sétima Olimpíada.
Outra marca da fabulosa atleta. No ano 2015 quebrou recorde ao marcar um gol com 37 anos no Mundial. No momento Formiga está em campo, na França, participando do Torneio Internacional pela seleção brasileira.
A talentosa jogadora, após surgir no futebol baiano, veio para Belém contratada para jogar pelo Espada Futebol Clube, no Brasileiro de Futsal. Fez amizades e se radicou em Ananindeua. Formiga é Cidadã Paraense título outorgado pela Assembleia Legislativa
“A Formiga com 18 anos veio jogar pelo Espada, comandado pelo Adamor Santos. Gostou tanta da cidade que resolveu ficar. O Espada [já extinto] não tinha futebol de campo e ela passou a jogar pelo Independente, da Marambaia, do detetive Bastos”, lembra Edson Ary Fontes, empresário, patrono da atleta na época.
Miraildes Maciel Mota, nasceu em Salvador- BA. Desde pequena, entre seus cinco irmãos, adorava chutar objetos redondos. Aos sete anos viu seu irmão ganhar uma bola de presente. Ela arrancou a cabeça do brinquedo e a usou para brincar de chutar. Aos 12 anos, entrou de vez no esporte. Em um jogo do qual participava, foi chamada de “Formiga” por uma amiga, devido à dedicação em campo. O apelido pegou e virou marca registrada no futebol mundial com uma carreira de sucesso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA