MENU

BUSCA

Flamengo, Supercopa, pré-olímpico… Belém pode seguir na rota de grandes eventos esportivos em 2024

Mangueirão e Mangueirinho se candidatam para partidas nacionais e internacionais. Confira a lista

Pedro Cruz

Após receber um jogo da Seleção Brasileira no último mês de agosto, Belém seguirá na rota dos grandes eventos esportivos em 2024. E o principal palco será o Estádio Mangueirão, recentemente reformado e adaptado para se tornar uma arena multisuso.

VEJA MAIS

O primeiro jogo confirmado será entre Flamengo e Sampaio Corrêa-RJ, pelo Campeonato Carioca. A partida está agendada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para ocorrer no dia 31 de janeiro, às 21h30, no Mangueirão. A venda de ingressos será iniciada nos próximos dias e promete movimentar a torcida rubro-negra residente em Belém e região. O estádio ainda é cotado para receber jogos de Vasco, Botafogo e Fluminense pelo Cariocão.

Supercopa do Brasil

Mas, para além de uma partida do Campeonato Carioca, o Mangueirão ainda é cotado para receber a grande decisão da Supercopa do Brasil, torneio que coloca frente a frente os atuais campeões da Série A e da Copa do Brasil. Neste caso, o duelo será entre Palmeiras e São Paulo. A data já foi oficializada: 3 de fevereiro.

O local, no entanto, ainda não foi divulgado pela CBF. O governo do Pará e a Federação Paraense de Futebol se movimentam nos bastidores para levar o jogo para o Pará, até pelo apelo do Verdão ter como destaque um jogador paraense, o atacante Rony. Também concorrem com o Mangueirão outros três estádios: o Maracanã, no Rio de Janeiro; o Mané Garrincha, em Brasília; e o Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais.

Apesar dos dois finalistas serem paulistas, a partida não será no estado em razão de uma determinação do Ministério Público de São Paulo, que obriga que os clássicos sejam disputados com torcida única, algo que enfraquecerá o espetáculo na opinião da CBF.

Copa Libertadores e Sul-americana

Ainda não existem jogos "candidatos" a serem realizados em Belém das duas principais competições do continente, a Libertadores da América e a Copa Sul-americana. Porém, há o desejo e a ambição da FPF em fazer do Mangueirão o palco de uma partida de pelo menos um dos torneios internacionais.

Contam a favor da Federação o bom relacionamento criado com a Conmebol durante a passagem da Seleção Brasileira em Belém, em agosto. A partida contra a Bolívia, pela primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, foi considerada um sucesso de apelo e engajamento da torcida. O estádio recebeu seu público recorde até então: 43.188 pagantes.

Pré-olímpico de basquete feminino

Saindo do Mangueirão para o Mangueirinho, a Arena Guilherme Paraense, que fica anexa ao estádio, Belém está confirmada como uma das sedes do torneio pré-Olímpico de basquete feminino, que será entre os dias 8 e 11 de fevereiro. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em setembro passado.


Ao todo, serão 16 equipes no torneio. Belém receberá três partidas da Seleção Brasileira: contra Austrália, Sérvia e Alemanha. Os dias, horários e preços dos ingressos ainda serão divulgados. Para garantir vaga em Paris 2024, o Brasil precisa ficar entre os três primeiros do grupo. A Austrália é uma das favoritas (3ª no ranking mundial), à frente de Sérvia (10ª) e Alemanha (25ª). O Brasil é o 8º do ranking.

Futebol