MENU

BUSCA

Fifa anuncia 1º Mundial feminino de clubes para 2026

A nova competição feminina será realizada a cada quatro anos, assim como o Mundial masculino

Agence France-Presse / AFP

O primeiro Mundial de Clubes Feminino vai reunir 16 equipes entre janeiro e fevereiro de 2026 em um país anfitrião ainda desconhecido, anunciou a Fifa nesta quarta-feira (15), durante seu 74º Congresso, em Bangcoc.

Segundo a Fifa, que vem seguindo uma estratégia de investir mais no futebol de clubes, a decisão de criar o torneio se deu para "facilitar o desenvolvimento contínuo de clubes femininos em todo o mundo e para atender às solicitações das confederações". Além disso, a entidade propôs a organização de outra competição feminina de clubes a partir de 2027, nos anos sem Mundial.

A nova competição feminina será realizada a cada quatro anos, assim como o Mundial masculino ampliado para 32 equipes e cuja primeira edição está prevista para acontecer de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

VEJA MAIS

Com oito equipes, Copa Pará Feminino Sub-17 começa nesta quarta-feira (15), em Belém
O time do Remo é o atual vencedor do torneio e está em busca do bicampeonato

Brasil ganha força como possível sede da Copa do Mundo Feminina em 2027
Estados Unidos e México retiraram candidaturas para sediar evento, o que aumentou chances do Brasil ser escolhido como país sede

Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira após as Olimpíadas: 'Este é meu último ano'
Apesar de convocação incerta, a Rainha do futebol já declarou que não deve voltar a vestir a camisa amarelinha depois dos Jogos Olímpicos de Paris

O sobrecarregado calendário internacional masculino provocou novas tensões nesta semana, quando o sindicato mundial de jogadores FIFPro e a Associação Mundial de Ligas Profissionais pediram à Fifa que revise o calendário do Mundial de Clubes de 2025, sob a ameaça de ações judiciais.

"Rechaçamos qualquer sugestão ou inferência de que a Fifa 'impõe' o Calendário Internacional de Jogos (IMC) à comunidade do futebol sem uma consulta adequada, ou para adaptá-lo à sua própria 'estratégia de negócio'", respondeu então o secretário-geral da Fifa, o sueco Mattias Grafstorm, formalmente nomeado nesta quarta-feira pelo Congresso, após ter atuado como interino desde outubro de 2023.

Futebol