CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Expectativa para que o futebol feminino continue em evidência após a Copa do Mundo, que termina hoje

A final entre Estados Unidos e Holanda será neste domingo, ao meio-dia. Atletas esperam que no Brasil e, em especial, no Pará o esporte feminino consiga mais apoio e investimento

Andreia Espirito Santo
fonte

Chegou o dia da final da Copa do Mundo Feminina. Estados Unidos e Holanda se enfrentam ao meio-dia, em Lyon, na França, no torneio que está na oitava edição. O desejo dos brasileiros era ver a seleção feminina brasileira nessa final, mas as meninas pararam nas oitavas de final ao perderem por 2 a 1 para a França. Quando o Brasil estava em campo sempre tinha uma grande movimentação para assistir ao jogo.

Após a eliminação, ao invés de reclamar sobre o desempenho do time feminino, as pessoas exaltaram a participação do Brasil na competição. E agora que a Copa do Mundo chegou ao fim fica o questionamento sobre o que esperar do futebol feminino no Brasil. 

A expectativa é que os investimentos continuem e as jogadoras tenham mais oportunidades para se dedicar ao esporte. É bom lembrar que os times que estão na Série A, B e C precisam ter equipes femininas no futebol. Muitos vão se adaptando a esta "norma", mas que também serve para incentivar a prática da modalidade no Brasil. 

Inclusive, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou mais uma competição para o futebol feminino. É o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, que tem Belém como uma das sedes. 

O Pará tem o Pinheirense e o Paysandu como representantes. No mesmo grupo ainda estão Iranduba-AM e o Vasco da Gama. Os jogos começam no dia 9 de julho e vão até o dia 19 de julho. A competição é realizada em parceria com as federações. 

Em relação ao Pará, a expectativa é para o Campeonato Paraense Futebol Feminino Adulto, que ainda não teve o calendário divulgado. Sabe-se apenas que será no segundo semestre. Os times que vão participar da competição estadual já estão se preparando. Pinheirense, Esmac, Remo e Paysandu são alguns dos clubes que vão compor o Parazão Feminino 2019. O torneio concede ao campeão uma vaga no Campeonato Brasileiro A2 de 2020. 

Enquanto a tabela da competição estadual não é divulgada, os times começam a se montar. O Clube do Remo, por exemplo, já começou os treinamentos. Inclusive, fez peneirada para descobrir talentos que possam fazer parte da equipe. A Jeanne Mendes é uma das jogadoras do elenco azulino. Há 4 anos jogando no Remo, Jeanne fala sobre o que esperar daqui para frente do futebol feminino no Pará e no Brasil. 

"O futebol feminino nunca viveu uma crescente como está vivendo hoje. Essa visibilidade nos ajuda e dá esperança para muitas jogadoras. Eu avalio que o Brasil tem muito a se espelhar e a aprender com os outros países. A estrutura, o apoio ao futebol feminino é bem mais avançado que aqui. Eu digo isso pelo que ocorreu no Remo. Quando eu comecei há quatro anos, não tinha uma estrutura boa. Agora há uma diferença muito grande. A gente percebe que melhorou. Até começamos a treinar pensando no Campeonato Paraense", comenta. 

Jeanne ainda destaca a diferença entre o time masculino e o time feminino quando se fala do futebol. Mas ela acredita que com perseverança e cobrança o o futebol feminino no Brasil vai ganhar cada vez mais destaque.

"A gente percebe a diferença de tratamento do masculino com o feminino. Às vezes é cansativo e desgastante, tudo vai mudando e temos que aproveitar cada oportunidade", afirma a atleta do Remo, que sonha um dia conseguir um título brasileiro para o clube do coração. "Meu sonho dentro do Remo é dar um título estadual e colocá-lo em um Campeonato Brasileiro. Quem sabe assim para ter reconhecimento e visibilidade."
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES