MENU

BUSCA

Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Rubiales é banido pela FIFA por beijo em Hermoso

A punição, com duração de três anos, se deve à violação do artigo 13 do código disciplinar da FIFA, relacionada a incidente na Copa do Mundo Feminina

Pedro Cruz

O Comitê Disciplinar da FIFA anunciou nesta segunda-feira (30) que Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, está proibido de participar de atividades relacionadas ao futebol por um período de três anos. A sanção foi imposta devido à violação do artigo 13 do código disciplinar da FIFA.

VEJA MAIS

Jenni Hermoso depõe na Justiça da Espanha sobre caso Rubiales: 'Não mereço estar vivendo isso'
Jogadora da seleção espanhola reafirmou o beijo forçado pelo ex-dirigente e disse ter sofrido pressão ao relatar o caso

Rubiales, dirigente que forçou beijo em jogadora, comparece ao Tribunal para responder acusações
Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol é acusado de agressão sexual e coerção após beijar a atleta Jeni Hermoso

Jogadora da Espanha, Hermoso, nega que beijo de presidente da Federação Espanhola foi consentido
Jogadoras decidem se afastar da seleção espanhola se Luis Rubiales continuar como dirigente

O incidente que levou a essa decisão ocorreu durante a cerimônia da Copa do Mundo Feminina deste ano, na qual a Espanha sagrou-se campeã. Na ocasião, Rubiales protagonizou um beijo forçado na campeã mundial Jennifer Hermoso, desencadeando uma crise no futebol espanhol.

Inicialmente afastado por 90 dias, Rubiales posteriormente foi destituído do cargo. Ele também enfrentou investigação do Ministério Público espanhol, sendo acusado de agressão sexual e coação, além da imposição de manter uma distância mínima de Hermoso.

O técnico que conduziu a Espanha à vitória na Copa, Jorge Vilda, também deixou seu cargo em meio ao escândalo, sendo demitido pela nova direção da Real Federação Espanhola de Futebol.

O Comitê Disciplinar da FIFA informou que Luis Rubiales já foi notificado sobre o banimento e que ele tem o direito de apresentar um recurso ao Comitê de Apelações da entidade.

Futebol