MENU

BUSCA

Decisão do título da Copa do Brasil começa hoje para Flamengo e Corinthians; veja mais

Pela primeira vez na história, Timão e Mengão jogam valendo a taça de campeão da Copa do Brasil; primeiro jogo será na Arena Neo Química

Luiz Guilherme Ramos

Os dois times com as maiores torcidas do país entram em campo esta noite para decidir quem leva o título da 34ª edição da Copa do Brasil. A decisão da Copa do Brasil em dois jogos movimenta a rodada do futebol nacional, com Flamengo e Corinthians em busca do tetracampeonato da competição. O jogo começa a partir das 21h45 e será disputado na Neo Química Arena, na capital paulista. 

Tabela de jogos e classificação

Pela primeira vez na história, Timão e Mengão jogam valendo a taça de campeão da Copa do Brasil. Aliás, é o segundo duelo valendo título. A primeira e única vez até aqui foi na decisão da Supercopa do Brasil de 1991. O jogo único definiu a supremacia entre os campeões nacionais do ano anterior. O Corinthians havia vencido o Brasileirão e o Flamengo a Copa do Brasil. Neste confronto, o time paulista levou a melhor e saiu com a vitória por 1 a 0. 

Na Copa do Brasil, ambos já se enfrentaram em três ocasiões. Em 1989, nas quartas de finais, o Flamengo venceu e avançou graças aos gols marcados fora de casa, sendo o primeiro a vitória por 2 a 0, no Rio, e 4 a 2 para o Corinthians, no jogo de volta. Já no ano de 2018, o Corinthians avançou graças ao empate em 0 a 0 no Maracanã e a vitória por 2 a 1 no estádio do Timão. O último embate foi em 2019, nas oitavas de finais. O Flamengo eliminou o rival com duas vitórias por 1 a 0. 

Para chegar ao título, o Corinthians despachou Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense, todos vencidos no estádio do Itaquerão, sob o comando do técnico Vítor Pereira, que tenta conquistar sua primeira taça de campeão em solo brasileiro. Já o treinador do Mengão, Dorival Júnior, chega em sua terceira final de Copa do Brasil. As duas anteriores foram com o Santos, em 2010 e 2015.

SAIBA MAIS

Copa do Brasil: Flamengo tem retrospecto favorável em jogos contra o Corinthians no Itaquerão; veja
Os dois times se enfrentam nesta quarta-feira, na primeira partida da final da Copa do Brasil; a volta acontece no próximo dia 19, no Maracanã


Em noite inspirada dos goleiros, Flamengo e Internacional empatam sem gols no Maracanã; veja mais
Graças às atuações dos goleiros Santos e Keiller, os times deixaram o maraca na mesma situação em que entraram; O Flamengo é o quinto, com 49 pontos, enquanto o Internacional segue com 54, na segunda posição


Roger Guedes marca contra o Athletico-PR e iguala ídolo do Corinthians na Neo Química Arena; vídeo
Atacante chega a 15 gols no estádio alvinegro e empata com o peruano Paolo Guerrero na artilharia da Arena


 

Um detalhe interessante na jornada do atual elenco é que a Copa do Brasil é a única competição que falta, em todo território nacional, no hall de conquistas do grupo que integra o Fla desde 2019. A campanha deste ano contempla a vitória sobre Altos-PI, Atlético-MG, Athletico-PR e São Paulo.

Sob o comando de Vítor Pereira, o Corinthians tem o time completo para esta final. O desfalque da última partida, o goleiro Cássio, voltou aos treinos e não é mais problema. A tendência é que o time venha escalado de forma semelhante aos últimos jogos, sendo a principal dúvida no lado direito do ataque. 

Já a busca pelo tetra do lado Rubro-Negro vem embalada com um time que a torcida já decorou. Dorival Júnior não fez mistério e no último fim de semana, quando o time B venceu o Cuiabá por 2 a 1, todos os titulares ficaram no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Local: Arena Neo Química
Hora: 21h45
Árbitro:  Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA - SC) e Guilherme Dias Camilo (FIFA - MG)
Quarto árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima - RS
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira - SC

Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Vitor Pereira

Flamengo: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
Técnico: Dorival Júnior

Futebol