Copa Verde 2025: CBF deve informar calendário nas próximas semanas; regulamento segue indefinido
A 12ª edição da Copa Verde pode passar por mudanças, porém, assunto ainda é debatido pela CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro de 2025, sem as Copas Verde e do Nordeste. As competições de caráter regionais, devem ter seus calendários divulgados nas próximas semanas, de acordo com uma fonte interna da Federação Paraense de Futebol (FPF), consultada pelo O Liberal.
A Copa Verde faz parte do futebol calendário do futebol nacional desde 2014. A competição que já deu vagas diretas na Copa Sul-Americana, perdeu força com o passar dos anos, não conseguiu mais premiar seu campeão com vaga em competições internacionais e a falta de incentivo e premiação, fez com que ano após ano, vários clubes, muitos deles tradicionais, desistissem de jogar o torneio, que atualmente dá ao campeão uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
VEJA MAIS
O futebol paraense é o que mais vezes venceu a Copa Verde. São cinco taças conquistadas, uma com o Remo (2021) e quatro pelo Paysandu (2016, 2018, 2022 e 2024), com o Papão defendendo o título no ano que vem. Em todas as edições da Copa Verde, sempre um clube paraense esteve na final.
Para a temporada 2025, o Remo, clube que já levantou a taça da competição, estuda não participar da Copa Vede. Esse assunto é discutido internamente pelos dirigentes e comissão técnica, que querem com que o torneio seja mais atrativo aos clubes e também com um novo formato de disputa.