Copa do Mundo 2022: Tunísia vence França, mas é eliminada após vitória da Austrália sobre Dinamarca
Os franceses entraram em campo com um time reserva, depois de assegurar a vaga com uma rodada de antecedência; já a Tunísia conseguiu a primeira vitória na história sobre a seleção francesa, mas caiu depois do outro resultado na chave
A Tunísia entrou em campo nesta quarta-feira (30) precisando vencer a França para garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Valendo-se da ausência de titulares na equipe adversária, os norte-africanos foram atrás do resultado e venceram por 1 a 0, mas a vitória da Austrália sobre a Dinamarca, na outra partida e pelo mesmo placar, decretou a eliminação da equipe.
VEJA MAIS
Diante da necessidade de vencer, a Tunísia entrou em campo valente, pressionando a marcação e abrindo espaços na defesa adversária usando preferencialmente os lados do campo. Em um desses lances, aos sete minutos, Ghandri abriu o placar, de cabeça, completando cobrança de falta, mas a arbitragem assinou o impedimento e o gol foi anulado.
A partir daí o jogo permaneceu equilibrado e nos 45 minutos iniciais não saiu do 0 a 0. Aproveitando-se da formação reserva dos franceses, a Tunísia continuou insistindo no segundo tempo, até que, aos 17 minutos conseguiu furar o bloqueio defensivo, após jogada de Khazri. O camisa 10 avançou na área, passou por dois marcadores e tocou na saída de Mandanda, 1 a 0.
Classificação frustrada pela Austrália
Até aí, o resultado favorecia a Tunísia, que garantia a vaga em segundo na chave, mas no estádio Al Janoub, a Austrália fez 1 a 0 sobre a Dinamarca e empurrou a Tunísia para o terceiro lugar.
Por volta dos 18 minutos, a França ainda colocou em campo o principal jogador do time, o atacante Mbappé, enquanto viu cair sua força ofensiva. Depois de muito forçar, a Tunísia passou a jogar mais fechada, e sem uma referência de ataque, acabou recuando o time. Restou, a partir daí, torcer por um gol de empate da Dinamarca, enquanto se fechava diante dos ataques franceses.
Aos 43, Mbappé quase empata o jogo, depois de receber a bola pela esquerda, avançar até a linha de fundo e driblar o marcador antes do chute forte, que forçou o goleiro Dahmen a fazer uma bela defesa. Não tardou e o empate veio através de Griezmann, aos 52 minutos, mas o lance acabou anulado pelo VAR. Embora tenha dado o adeus precoce à Copa, a Tunísia saiu de campo com a alma lavada e uma vitória importante para o currículo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA