Com Remo e órgãos do Estado, Polícia Federal orienta sobre segurança nos estádios em 2025

Reunião contou com vários órgãos de segurança do Estado, além do Remo, único clube no encontro

Fábio Will
fonte

Ocorreu na nesta terça-feira (14), na Superintendência da Polícia Federal, em Belém, uma reunião com a PF, representantes do Remo além de órgãos de segurança e secretarias do Estado, para debater o novo Estatuto de Segurança Privada, que será colocado em prática em jogos e eventos no Estado.

Esse estatuto está em vigor desde setembro do ano passado, que visa fiscalizar o planejamento prévio de segurança privada e se está sendo efetuado de acordo com as novas normas. A reunião teve a presença do delegado regional e executivo da Polícia Federa, Marco Smith, da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Dalesp), além do Remo, que foi representado pelo seu departamento jurídico e CEO, André Alves. Órgãos de segurança do Estado, como Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Diretoria Integrada de Operações (Segup) e o Mangueirão, estiveram na reunião.

Durante o encontro a Policia Federal solicitou à Polícia Militar, que é a responsável por dar um parecer técnico sobre os planejamentos de segurança dos eventos e partidas, que seja indicado um quantitativo mínimo de vigilantes para cada evento, além dos termos do Estatuto ser fiscalizado pela própria PF.

VEJA FOTOS DA REUNIÃO

PF

André Alves, CEO do Remo, disse em entrevista à Rádio Liberal +, que a reunião foi positiva e contou um pouco sobre o que ocorreu no encontro.

“Foi uma reunião importante com executivo da PF, o Marco Smith. Ele passou pra gente como serão os procedimentos, Lei Geral do Esporte, preocupações com a segurança. O Mangueirão esteve representado pelo Maurício Bororó, que já vem fazendo todas as obrigações da partida e foi muito positiva a reunião”, falou.

Já o diretor do Mangueirão, Maurício Bororó, comentou sobre a importância da Polícia Federal ajudar e fiscalizar os eventos no Estado. Para Bororó, isso mostra a transparência com o torcedor, além de dar segurança a todos no estádio.

“Na reunião foi repassado e explicado sobre as novas normas de segurança. Ficamos satisfeito em ter a Polícia Federal fiscalizando tudo isso. Teremos seis meses para repassar as informações, orientar todos, os clubes terão tempo para isso. A PF mostra transparência ao torcedor que vai ao estádio e agora ela faz parte dessa fiscalização, junto com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança do Estado do Pará”, comentou.

No primeiro semestre deste ano, serão feitos ajustes e novas orientações pela PF; a partir da segunda metade do ano, em caso de irregularidade, serão feitas autuações que podem gerar multas. A presença de profissionais “orientadores” ou de “apoio” é permitida, mas eles não podem praticar funções que são exclusivas do vigilante, como a revista pessoal.

Além das alterações do novo estatuto, permanece em vigor a DF/PF nº 18.045, de 17 de abril de 2023, que prevê que a PF seja comunicada com no mínimo de 24 horas de antecedência sobre eventos que terão segurança, sendo informada do nome e número dos vigilantes, que deverão ter curso de extensão em eventos sociais, além de público estimado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES