Com recorde de clubes, Segundinha do Campeonato Paraense começa neste fim de semana
24 equipes disputam duas vagas na elite do Parazão 2023
O Campeonato Paraense Série B, a Segundinha do Parazão, está de volta neste fim de semana, onde 24 clubes disputam duas vagas na elite do estadual 2023. Neste sábado (10), a partir das 9h30, a bola rola para a competição e a equipe de O Liberal traz agora quem são as equipes e o regulamento do torneio.
Vale lembrar, o número de equipes na edição 2022 da Segundinha é um recorde. No ano passado, 23 clubes disputaram o campeonato - até então o maior número de times que já haviam competido. A Série B conta com clubes tradicionais como Cametá (único campeão paraense da competição), Parauapebas, São Francisco, São Raimundo (único campeão brasileiro na Segundinha), Sport Belém, Tiradentes e outros.
Regulamento
Como informado, 24 equipes jogam a Segundinha, sendo divididos em quatro grupos de seis. Nesta fase serão apenas jogos de ida e classificam-se para a fase seguinte os quatro melhores de cada chave, enquanto os seis piores no geral serão rebaixados à Série C. Seguem oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
No mata-mata, todos os confrontos ocorrem em partidas de ida e volta. A regra do gol fora de casa não vale como critério de desempate, com isso, em caso de igualdade no confronto, o duelo será decidido nos pênaltis. Apenas os dois finalistas se classificam para a primeira divisão estadual em 2022.
Premiação
Além do troféu e o acesso à elite do Campeonato Paraense, o campeão da Segundinha receberá um carro zero quilômetro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou às federações de futebol um veículo modelo Fiat Cronos Precision 1.3 flex 2022. O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, optou por ofertar o carro como premiação do torneio.
Segundinha 2021
No ano passado, o Amazônia Independente conquistou o título da Série B do Parazão. O Sapo Doido derrotou o Caeté na decisão da divisão de acesso. A final foi disputada em jogo único, no Estádio da Curuzu, e terminou empatada em 1 a 1 - Andrei marcou para o Amazônia e Keoma empatou para o Caeté. Nos pênaltis, o Sapo levou a melhor por 8 a 7.
Confira os grupos da edição 2022 da Segundinha
Grupo A
Capitão Poço
Esmac
Paraense
Pinheirense
Tiradentes
Vila Rica
Grupo B
Fonte Nova
Grêmio Carajás
Izabelense
Santa Rosa
Sport Belém
São Raimundo
Grupo C
Cametá
Pedreira
Santos
São Francisco
União Paraense
Vênus
Grupo D
Altamira
Atlético Paraense
Carajás
Gavião
Parauapebas
Sport Real
Confira a tabela de jogos desta primeira rodada
Grupo A
Sábado (10)
Esmac x Paraense - às 9h30 - Ceju
Domingo (11)
Tiradentes x Vila Rica - às 9h30 - Ceju
Capitão Poço x Pinheirense - às 15h30 - Estádio José Rufino de Souza
Grupo B
Sábado (10)
Sport Belém x Fonte Nova - às 9h30 - Ceju
Grêmio Carajás x Santa Rosa - às 9h30 - Ceju
Domingo (11)
São Raimundo x Izabelense - às 9h30 - Ceju
Grupo C
Sábado (10)
Cametá x Vênus - às 15h30 - Parque do Bacurau
Domingo (11)
União Paraense x Santos - às 9h30 - Ceju
Pedreira x São Francisco - às 9h30 - São Sebastião Mosqueiro
Grupo D
Sexta-feira (9)
Atlético-PA 1x0 Carajás - às 19h - Rosenão
Sábado (10)
Altamira x Gavião - às 15h30 - Bandeirão
Parauapebas x Sport Real - às 16h - Rosenão
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA