CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Clubes acionam STJD para 'destravar' o Parazão 2025 e acelerar julgamento de irregularidades

A principal alegação dos clubes é a morosidade no julgamento das questões, principalmente devido a embargos de declaração protocolados pelo Clube do Remo, os quais são considerados 'meramente protelatórios'

Luiz Guillherme Ramos
fonte

O Campeonato Paraense 2025 está paralisado desde o dia 7 de março deste ano, devido a processos em curso no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) sobre supostas escalações irregulares de atletas das equipes Capitão Poço, Tuna Luso Brasileira, Clube do Remo e Bragantino Clube do Pará. A indefinição tem gerado preocupação, levando sete equipes a protocolarem um pedido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão avoque os processos nº 009, 010, 012 e 013/2025 e acelere a resolução do impasse.

O documento é assinado por Santa Rosa, Águia de Marabá, Bragantino, Clube do Remo, Castanhal e Paysandu. Eles defendem que o caso seja levado diretamente ao STJD, eliminando uma instância e permitindo que o campeonato seja retomado com maior celeridade. O pedido foi formalmente enviado ao Pleno do STJD, solicitando a inclusão na pauta da próxima sessão.

A principal alegação dos clubes é a morosidade no julgamento das questões, principalmente devido a embargos de declaração protocolados pelo Clube do Remo, os quais são considerados "meramente protelatórios" e estariam impedindo o avanço do campeonato. Além disso, os clubes peticionantes ressaltam que existe uma animosidade entre o diretor jurídico do Remo e o TJD-PA, o que estaria contribuindo para o prolongamento da disputa jurídica.

VEJA MAIS

image Com o Parazão parado, clubes acumulam dificuldades financeiras e cobram FPF
Equipes do Parazão alegam dificuldades financeiras para manter elenco em atividade e sem prazo para retorno da competição

image Águia e Bragantino entram com pedido para realização do jogo das quartas de final do Parazão
Equipes alegam que o confronto entre elas não será alterado independentemente do resultado do recurso

image Técnico do Paysandu comenta sobre paralisação do Parazão: 'Difícil equilibrar'
Luizinho Lopes disse que a pausa na competição afeta a programação do time.

O que diz o Remo

O diretor jurídico do Remo, Gustavo Fonseca, alega que não há nenhum “atravanco” proposital adotado pelo clube. "O processo está sendo movimentado, com os prazos para as partes. Por outro lado, acho que seria de grande valia para a discussão como um todo, você poder levar ao público a reflexão de questionar a respeito dos motivos que fazem a comissão do TJD PA evitar, de todas as formas, qualquer tipo de manifestação quanto a legalidade ou não do regulamento”, questiona o advogado, que reitera a posição do clube. “Sendo bastante honesto, não há atravanco por parte do Remo, mas, como representante de um clube que é maior que todos nós, não posso jamais deixar de zelar pelos direitos dele”, completa. 

O que diz o TJD/PA

Em resposta, o presidente do TJD-PA, Rodolfo Cirino, afirmou que o tribunal estadual tem seguido os prazos e os ritos processuais previstos no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Segundo Cirino, "o clube do Remo tem até hoje para apresentar embargos de declaração, o que é um direito previsto em lei. Caso faça isso, automaticamente o prazo do recurso voluntário será estendido, adiando ainda mais o julgamento".

VEJA MAIS

image Quartas de final do Parazão 2025: como ficam os confrontos após punições
A Federação Paraense de Futebol (FPF) ainda precisa reorganizar a tabela antes da definição das novas datas para os jogos

image Crise no Parazão: Remo e Bragantino são punidos e campeonato segue suspenso
Clubes perderam seis pontos cada um, alterando ainda mais a tabela do campeonato, que segue sem data prevista para reiniciar

image Tribunal de Justiça Desportiva antecipa o julgamento de Remo e Bragantino; saiba mais
A medida adotada pela corte serve para dar maior celeridade ao processo que investiga supostas irregularidades cometidas por vários times, que paralisou o Campeonato Paraense sem data para retomada

Cirino também esclareceu que o STJD não está intervindo no TJD-PA, mas sim considerando a possibilidade de avocar os processos para acelerar a decisão final. "A vocação significa que os processos seriam levados diretamente para julgamento no STJD, eliminando uma etapa e permitindo que o campeonato volte mais rápido", explicou.

Caso o STJD aceite o pedido dos sete clubes, a decisão sobre os processos será tomada em instância final, sem possibilidade de novos recursos, encerrando o impasse. No entanto, mesmo com a avocação, Cirino acredita que o Campeonato Paraense dificilmente será retomado nesta semana. "O STJD precisa intimar os clubes para julgamento, e esse prazo é de pelo menos três dias. Então, o mais provável é que o campeonato só volte na próxima semana", concluiu o presidente do TJD-PA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES