CBF emite documento e FPF organiza protocolo para a volta das torcidas no Pará

Vice-presidente da Federação Paraense de Futebol informou que já iniciou os estudos e que nas próximas semanas o documento será entregue ao governador do Pará

Fabio Will / O Liberal
fonte

O futebol brasileiro vive um momento de definição da volta dos torcedores aos estádios. A CBF, comadada pelo presidente interino Coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, emitiu documento, para todas as federações do país, comunicando que a instituição que comanda o futebol nacional intensifica os trabalhos junto aos órgãos de saúde para que volte o público aos estádios a partir das quartas de finais da Copa do Brasil deste ano.

Federação Paraense de Futebol (FPF) já trabalha para desenvolver um plano com protocolos de saúde e segurança para entregar ao Governo do Estado. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da instituição, Maurício Bororó, a OLiberal.

“A comissão de protocolo e saúde da FPF está elaborando o plano de volta do torcedor aos estádios, para levar ao governador Helder Barbalho. Isso está sendo feito junto com as autoridades de saúde do Estado e também municípios”, informou.

VEJA MAIS

image Futebol em Minas terá volta gradual de público aos estádios
Em reunião entre a FMF e autoridades de saúde do Estado, ficou definido que haverá um protocolo para liberar a volta de pessoas nos jogos

image Vice do Flamengo defende torcida nos estádios: "Covid é um processo natural"
Luiz Eduardo Baptista defende que é possível ter um retorno com 30% de público obedecendo a um distanciamento pré-definido

Reforço

Maurício Bororó revelou que a comissão que está à frente dos estudos é a mesma que realizou o protocolo para a volta do Parazão na temporada 2020, mas que ganhou um reforço importante e que vai embasar ainda mais os estudos que estarão nos planos de retorno do torcedor aos estádios.

“É preciso ter consciência e serenidade neste momento. Estamos montando um protocolo que é feito por várias pessoas competentes, mas que acima de tudo estamos falando de vidas. Solicitamos o presença do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Marcel do Nascimento Botelho, responsável pelos estudos da covid no Estado, para dar um parecer cientifico. Ele nos colocou a disposição tudo que existe de estudo e toda a sua equipe para a montagem deste documento’, frisou.

image Covid-19: remessa com 269.680 mil doses já está em Belém
Governador acredita que vacinação chegará, até o final da semana, a faixa etária dos 25 anos

image Sespa: Pará não tem casos confirmados da variante Delta
Os sintomas da infecção pela variante Delta são os mesmos observados em casos moderados e leves causados pelas outras variantes

Não se tem uma data definida para a entrega do protocolo, porém Bororó afirma que a FPF vai fazer o possível para que as normas de segurança sejam totalmente aceitas.

“A esperança é muito grande para que se volte pelo menos 30% da capacidade de cada estádio, mas a avaliação e a decisão é de competência dos órgãos de saúde com a concordância do governo do Estado”, falou.

A intenção da FPF é que o protocolo de saúde e segurança seja válido tanto para os jogos do Remo e do Paysandu, nas Séries B e C nacionais, quanto nas partidas do Castanhal e do Paragominas, representantes paraenses na Série D do Brasileiro.

Algumas normas já utilizadas em países que liberaram os torcedores em estádios e ginásios são:

- Horário maior de abertura dos portões dos estádios para que não tenha aglomeração

- Venda de ingressos de forma nominal e antecipada, sem vendas de ingressos no estádio

- Apresentação de documento com foto

- Apresentação da carteira de vacinação com as duas doses da vacina contra a covid

- Apresentação de um teste de PCR negativo de até 48h antes da partida

- Uso constante de máscara

- Distanciamento dentro do estádio de pelo menos dois metros

- Permanência no local previamente definidos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES