Caso Robinho: ex-jogador será julgado hoje pelo STJ; entenda o processo

Corte julgará se o ex-jogador deve cumprir no Brasil a pena pelo crime de estupro, pelo qual foi condenado em todas as instâncias na Itália

Andréia Santana

O caso do ex-jogador Robinho, pelo crime de estupro, será julgado novamente nesta quarta-feira (20). Desta vez, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) será responsável pelo processo, que considera o pedido do governo italiano para o jogador cumprir a pena do crime no Brasil. Robinho já foi condenado em todas as instâncias na justiça italiana, mas nunca cumpriu pena.

A corte, formada por um colegiado de 15 ministros, examina o processo de homologação da sentença, que consiste na possível validação da decisão judicial estrangeira para a execução no Brasil. No entanto, não haverá julgamento de acusação contra o jogador, apenas a análise da sentença já decretada na Itália. Ou seja, não haverá julgamento ou revisão de fatos e provas.

O caso promete ser um marco na jurisprudência brasileira e, para a homologação ocorrer, a maioria simples dos votos deve ser favorável ao pedido feito pela Justiça italiana, sendo o ministro Francisco Falcão o relator do caso. O presidente designado será o vice-presidente do Tribunal, ministro Og Fernandes, que só votará em caso de empate

VEJA MAIS

image Em entrevista, Robinho fala pela primeira vez sobre caso de estupro e vê racismo em condenação
Ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana e STJ decide se o brasileiro vai cumprir a pena no Brasil


image Robinho comenta pela primeira vez sobre condenação por estupro e diz ter provas para ser inocentado
O ex-jogador, que foi sentenciado na Itália, pode ser preso no Brasil


image Lula defende prisão de Robinho no Brasil por caso de estupro na Itália
Presidente da República declarou em entrevista que o crime de estupro é 'imperdoável'


 

Como o caso chegou ao Brasil 

Em 2017, o Tribunal de Milão condenou o brasileiro a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, ocorrido em 2013. E, em 2023, o governo italiano solicitou a homologação da sentença ao Brasil, já que Robinho fugiu da Itália antes de cumprir a condenação. O processo foi encaminhado ao STJ pelo Ministério da Justiça, já que o Supremo é o responsável por analisar este tipo de caso. 

O pedido da Itália se baseia no tratado de extradição firmado entre os dois países em 1993. Atualmente, Robinho reside no Brasil e, de acordo com a Constituição, brasileiros não podem ser extraditados para cumprir penas no exterior, portanto o governo italiano quer que o jogador cumpra a pena no Brasil. 

A defesa de Robinho diz que o processo é uma violação da constituição, uma vez que a Carta Magna proíbe a extradição de brasileiros natos. Eles também argumentam que o governo italiano se baseia na Lei de Migração, de 2017, o que seria proibido pela legislação brasileira, já que o caso de estupro ocorreu em 2013, sendo proibido que uma lei retroaja para prejudicar um réu. 

MPF

O Ministério Publico Federal argumenta que o pedido da homologação da sentença é válido, já que atende todos os requisitos estabelecidos pela legislação para a validação da sentença italiana, que são:

  • A decisão deve ter sido proferida por uma autoridade competente;
  • Deve conter elementos que comprovem que os participantes do processo foram regularmente notificados;
  • Deve ser uma decisão definitiva, sem mais chances de recursos, ou seja, deve ter transitado em julgado.

O julgamento será transmitido ao vivo pelo YouTube, a partir das 14h desta quarta-feira. Ainda não se sabe se Robinho participará do julgamento, já que a presença do ex-jogador não é obrigatória. 

Veja quem são os ministros que compõem a corte especial:

  • Maria Thereza de Assis Moura
  • Og Fernandes
  • Francisco Falcão
  • Nancy Andrighi
  • João Otávio de Noronha
  • Humberto Martins
  • Herman Benjamin
  • Luis Felipe Salomão
  • Mauro Campbell Marques
  • Benedito Gonçalves
  • Raul Araújo
  • Isabel Gallotti
  • Antonio Carlos Ferreira
  • Villas Bôas Cueva

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES