Brasil empata sem gols com a Costa Rica e tropeça na estreia na Copa América 2024

Ataque brasileiro esbarrou em uma forte defesa adversária e no nervosismo de não ter conseguido um gol logo nos primeiros minutos

Caio Maia
fonte

O Brasil empatou sem gols com a Costa Rica pela primeira rodada do Grupo D da Copa América 2024. A partida, realizada no SoFi Stadium, em Inglewood, na California, teve amplo domínio brasileiro. No entanto, o ataque brasileiro esbarrou em uma forte defesa adversária e no nervosismo de não ter conseguido um gol logo nos primeiros minutos. 

Com o resultado, o Brasil divide a segunda posição do Grupo D com a Costa Rica. A chave é liderada pela Colômbia, que mais cedo venceu o Paraguai por 2 a 1. Vale destacar que os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final. 

VEJA MAIS

image Dorival Júnior vê Copa América como torneio 'especial' e diz que Brasil está em fase de montagem
A seleção brasileira integra o Grupo D do torneio e estreia na próxima segunda-feira (24) diante da Costa Rica

image Neymar visita concentração da Seleção antes da estreia na Copa América
Jogador treinou nas instalações esportivas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde o Brasil está concentrado

O próximo compromisso da Seleção na Copa América será na sexta-feira (28), às 22h (de Brasília), contra o Paraguai. As equipes se enfrentam no Allegiant Stadium, em Las Vegas.

Primeiro tempo

image Vini Júnior não jogou bem na estreia do Brasil na Copa América (Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

Os primeiros minutos do Brasil na Copa América foram de bastante nervosismo. Diante de uma Costa Rica bastante frágil, a Seleção de Dorival Júnior entrou em campo com a obrigação de fazer o resultado. É verdade que o volume de jogo canarinho foi muito superior, mas a falta de gols antes do intervalo fez com que a equipe descesse aos vestiários com certa ansiedade. 

Desde os primeiros minutos, o Brasil já mandava na partida. Com um ataque composto por Raphinha, Rodrygo e Vini Júnior, a Seleção tentava confundir a sólida defesa costarriquenha e aproveita o espaço deixado nas costas dos marcadores. A estratégia mais utilizada era atrair a linha defensiva adversária por meio da posse de bola no meio de campo, mas o plano parece não ter funcionado. 

image Seleção brasileira sobe uma posição no ranking masculino da Fifa antes de Copa América
Organização atualizou a lista das melhores seleções e o Brasil passou a Inglaterra

image Com Jorge Aragão, CBF defende 'Brasil com S' na Copa América; vídeo
Instituição que comanda o futebol brasileiro faz campanha pela escrita do nome Brasil seja feita com "S" na Copa a América

Em meio ao volume intenso, mas sem grande efetividade, o Brasil achou um gol na bola parada. Em jogada ensaiada, Raphinha cobrou falta na primeira trave, Rodrygo deu uma casquinha para trás e Marquinhos completou pro gol vazio. No entanto, após minutos de revisão do VAR, a arbitragem viu um impedimento milimétrico do zagueiro brasileiro e anulou o lance. 

O gol brasileiro, que estava maduro antes do lance anulado, ficou verde. Talvez pelas circunstâncias da anulação, o Brasil passou a ficar nervoso na partida e errar passes na construção de jogadas no meio de campo. Por outro lado, Rodrygo e Raphinha, que tomaram mais a iniciativa na parte inicial, começaram a finalizar de fora da área, levando certo perigo. 

Segundo tempo

image Brasil empata sem gols com a Costa Rica na Copa América (Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

O nervosismo brasileiro que estava latente no final do primeiro tempo transbordou na etapa derradeira. A Seleção passou a errar passes e ter ainda mais dificuldades para furar a defesa costarriquenha. Os lances de mais perigo ocorreram em chutes de fora da área, mas que não foram suficientes para tirar o zero do marcador.

As equipes voltaram do intervalo com a mesma formação. O Brasil, no entanto, tentou mudar a postura. Paquetá, jogador de porte físico, passou a tentar entrar na área para suprir a falta de um atacante. No entanto, isso não foi o suficiente para a Seleção que continuava sem penetrar da defesa adversária. 

Então, aos 20 do segundo tempo, Dorival resolveu mexer na equipe. Endrick e Savinho entraram no lugar de Vini Júnior e Raphinha e o time melhorou. Com um centroavante de ofício o Brasil passou a ter um jogador a mais para tabelar entre os adversários. Além disso, Savinho conseguiu vencer mais duelos individuais sobre os marcadores e entrar na área pelas pontas. 

No entanto, nada disso pareceu suficiente. O problema brasileiro parecia ser muito mais anímico do que técnico. A Seleção passou a errar passes e finalizações e momentos decisivos, que custaram caro no final. Resultado: empate em 0 a 0. 

Ficha técnica

Brasil 0 x 0 Costa Rica

Grupo D da Copa América

1ª rodada

Data: 24 de junho de 2024

Hora: 20h (de Brasília)

Local: SoFi Stadium, Inglewood, California

Arbitragem: César Ramos (MÉX)

Assistentes: Alberto Morin (MÉX) e Marco Bisguerra (MÉX)

Quarto árbitro: Alexis Herrera (VEN)

VAR: Guillermo Pacheco (MÉX)

Gols: Não houve

Cartões vermelhos: não houve

Cartões amarelos: Eder Militão (BRA); Calvo e Ugalde (CRC)

Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes (Martinelli), Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Raphinha (Savinho), Rodrygo e Vinicius Junior (Endrick). Técnico: Dorival Júnior. 

Costa Rica: Sequeira; Quiróz, Mitchell, Vargas, Calvo, Lassiter (Mora); Galo, Brenes (Bran) e Zamora (Campbell); Aguilera (Taylor) e Ugalde (Madrigal). Técnico: Gustavo Alfaro

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES