Situação do campeonato e como chegam as equipes para o Grande Prêmio da França
Prova ocorre às 10h do próximo domingo (24), no circuito de Paul Ricard
O Grande Prêmio da França marca a 12° corrida da temporada de 2022 da Fórmula 1. O circuito de Paul Ricard promete uma boa prova. Apesar do traçado ser conhecido pelas poucas chances de ultrapassagens, há possibilidades de boas brigas. Como virou costume, a Red Bull segue sendo a favorita, com Max Verstappen, no entanto, parece que a Ferrari vai brigar pela ponta.
Circuito
O traçado de Paul Ricard fica localizado em Le Castellet, na França. Ao todo, o circuito tem 5.842 metros, com 15 curvas. Uma das características da pista são as áreas de escapes recheadas de listras nas cores azul e vermelho.
Em Paul Ricard, a estratégia será fundamental, já que a pista é conhecido pelas altas temperaturas e consome muito pneu. Além disso, qualquer desvio para as áreas de escapes pode ser fatal para os compostos. Esta é a ultima temporada do circuito no calendario da F1.
Como as equipes chegam
Mercedes
A semana começou cheia de expectativas para a Mercedes. A equipe alemã anunciou algumas atualizações nos carros. Lewis Hamilton, por exemplo, trocou alguns compostos do motor e agora está “pendurado”, a próxima mudança que for feita vai gerar punição para o heptacampeão.
Além disso, a Mercedes apresentou algumas ligeiras mudanças na asa dianteira, com mais uma entrada de ar, na asa traseira e modificações no assoalho. Mas, nos Treinos Livres 1 e 2, os carros não fizeram mais do que o normal e esfriaram as expectativas para a prova.
Red Bull
Pelo conjunto da obra, a Red Bull segue favorita. Mesmo sem vencer há duas corridas, a equipe Austríaca ainda está na frente. No entanto, o time já acendeu o alerta. Sempre fazendo mistérios, ainda não está muito claro que tipo de mudanças eles fizeram nos carros de Max Verstappen e Sergio Pérez.
Mas, é possível notar mudanças no designer que tem diminuído o peso dos modelos. Além disso, a Red Bull deve vir com o assoalho atualizado, para melhorar a performance dos carros. Nos Treinos Livres, Max Verstappen ficou na frente ao lado das Ferraris, contudo, Sergio Pérez não rendeu tanto e isso pode ser um problema para a RBR na briga pelo campeonato de construtores.
Ferrari
O time mais tradicional da Fórmula 1 tem o carro mais rápido da temporada. No entanto, as estratégias da equipe tem sabotado os pilotos, especialmente Charles Leclerc. Mas, com vitórias nas últimas duas corridas, o GP da França é a chance da Ferrari pegar de volta o favoritismo deste ano para si.
Com a quebra do motor de Carlos Sainz na Áustria, a equipe italiana decidiu que trocaria toda a parte elétrica do carro. Mas, neste sábado, o time confirmou que trocou todo o motor e, agora, o piloto espanhol vai largar em último, junto com Kevin Magnussen, da Haas.
Assim, apenas Charles Leclerc deve brigar pela vitória na França.
Outras equipes
A Alpha Tauri, que está tendo uma temporada muito abaixo do que era esperado, estreou uma série de atualizações no carro no GP da França. Uma delas é modificação na estrutura do assoalho (peça chave para o rendimento do carro com o novo regulamento). Na esperança de melhorar a entrada de ar, o time também deu mais curvatura traseira foi adicionada ao difusor do carro e o OB da tampa do motor foi feito mais alto e mais largo.
A McLaren é outra equipe que busca recuperação na temporada. O time é o que mais apresentou atualizações para o GP. Um delas é na asa traseira. Agora, a peça está com uma placa final modificada instalada para resolver o problema de confiabilidade dela. Outras mudanças incluem um novo design de sidepod, um assoalho atualizado e melhoras no duto de freio traseiro.
Além disso, como o circuito da França é conhecido pelas altas temperaturas, o time modificou as grelhas de resfriamento do sidepod e dos freios traseiros.
Agenda
Neste sábado (23), às 11h ocorre a classificação. No domingo (24), a corrida é as 10h.
Classificação dos pilotos
- M. Verstappen - Red Bull - 208
- C. Leclerc - Ferrari - 170
- S. Perez - Red Bull - 151
- C. Sainz Jr. - Ferrari - 133
- G. Russell - Mercedes - 128
- L. Hamilton - Mercedes - 109
- L. Norris - McLaren - 64
- E. Ocon - Alpine - 42
- V. Bottas - Alfa Romeo - 46
- F. Alonso - Alpine - 29
- K. Magnussen - Haas - 22
- D. Ricciardo - McLaren - 17
- P. Gasly - AlphaTauri - 16
- S. Vettel - Aston Martin - 15
- M. Schumacher - Haas - 12
- Y. Tsunoda - AlphaTauri - 11
- G. Zhou - Alfa Romeo - 5
- A. Albon - Williams - 3
- L. Stroll - Aston Martin - 3
- N. Latifi - Williams - 0
- N. Hulkenberg - Aston Martin - 0
Equipes
- Red Bull - 359
- Ferrari - 303
- Mercedes - 237
- McLaren - 81
- Alpine - 81
- Alfa Romeo - 51
- Haas - 34
- AlphaTauri - 27
- Aston Martin - 18
- Williams - 3
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA