MENU

BUSCA

Equipe All Star Rodas finaliza os ajustes para a Corrida do Círio

12 atletas da equipe irão competir na categoria especial da maratona, que acontece no domingo (21)

Redação Integrada ORM

Reconhecida como uma das mais importantes provas de atletismo do estado, a Corrida do Círio chega este ano em sua 35ª edição, novamente dando oportunidades de inclusão às pessoas com deficiência que têm talento para o esporte. Às vésperas do certame, a equipe All Star Rodas, que será representada por 12 atletas, faz os últimos ajustes e define as estratégias para conquistar um lugar no pódio. A largada será às 5h40 do próximo domingo (21), na orla do Portal da Amazônia, localizada no bairro do Jurunas, em Belém. As inscrições já estão encerradas.

Veterana na Corrida do Círio, a equipe All Star Rodas participa há 14 anos da prova, já tendo conquistado o título cinco vezes, com o atleta Carlos Saldanha, de 29 anos. Este ano, Saldanha defende o título e está confiante que vai levar a medalha de ouro para casa pela sexta vez. "Eu treino de segunda a sexta, no Mangueirão. A ansiedade está a mil, mas eu acredito que tenho chances de conseguir ser hexacampeão", afirma o corredor. 

O atleta tem deficiência nos membros inferiores e viu no esporte uma chance de colocar em prática sua habilidade esportiva e de participar de maneira mais inclusiva do atletismo. Ele acredita que competições que ofereçam essa possibilidade podem fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. "É muito importante esse apoio que o grupo Liberal nos oferece, não só no incentivo à prática esportiva, mas, principalmente, no exemplo da inclusão do deficiente no esporte. A Corrida do Círio é uma prova de que essas pessoas podem, sim, ser atletas de alto potencial", ressalta.


De acordo com o técnico do All Star Rodas, Wilson Caju, a expectativa para a corrida é a melhor possível, e os atletas estão muito bem preparados e com vontade de vencer. "Eu acredito que, se tudo der certo, nós temos grandes chances de, mais uma vez, sermos campeões", avalia.

O treinador afirma, ainda, que é gratificante o trabalho que desenvolve junto aos atletas com deficiência, ajudando a trazer visibilidade e, principalmente, a resgatar a autoestima dessas pessoas. "É preciso mostrar à população que a pessoa com deficiência pode estar em qualquer lugar, desde que a ela seja oferecida a possibilidade de inclusão", finaliza Caju.

CADEIRA ADAPTADA

As cadeiras de roda utilizadas nas competições de atletismo são adaptadas para o melhor uso e segurança dos atletas. Segundo o técnico Wilson Caju, essas cadeiras são incrementadas com uma roda a mais, na parte frontal, dando um aspecto físico semelhente ao do triciclo. Por isso, o equipamento foi batizado de "cadeira tri-roda", sendo específico para este tipo de modalidade.

Serviço:

Corrida e Caminhada do Círio 2018

Dia 21 de outubro (domingo)

Local: Portal da Amazônia, esquina com a rua Oswaldo Caldas Brito, bairro do Jurunas, Belém

Largada: 5h40 (categorias especiais 10km); 5h50 (categoria fantasia 10km); 6h (pelotão de elite 10km feminino); 6h03 (pelotão de elite 10km masculino); 6h05 (pelotão geral 5 e 10km e pelotão militar 10km) e 6h10 (caminhada 3,5km).

Esportes