MENU

BUSCA

Em enquete, torcida pede para que o Paysandu abandone tentativa de Tapetão

Entre votos e comentários, bicolores - e azulinos também - reprovaram a ação do Bicola contra o São Bento na Série B

Redação Integrada

Se a voz do povo for a voz de Deus... a torcida do Paysandu - e também a do Remo - participaram de uma enquete promovida pela fanpage de O Liberal no Facebook e se posicionaram contra a ação do Paysandu para provocar um 'Tapetão' na Série B do campeonato brasileiro. Diante da pergunta se o clube deve seguir na luta judicial 60% dos votos responderam para o 'Não' e somente 40% para o 'Sim'.

Acompanhado do Sampaio Corrêa, o Papão impetrou uma notícia de infração junto à Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para pedir que o São Bento seja levado a julgamento diante de uma suposta irregularidade na contratação do atacante Gabriel Vasconcelos, junto à Ponte Preta-SP.

A resposta da Procuradoria estava prevista para ocorrer na última sexta-feira (2), o que ainda não ocorreu até agora. O vice-presidente do Papão e advogado, Alexandre Pires, contou que a esperança segue viva para que o caso seja acatadoo pela Procuradoria. Se isto ocorrer, o São Bento será julgado por uma das Comissões Disciplinares do STJD. O resultado caberá recurso no Pleno.

Lembre o caso 

No último dia 25 de outubro, o Paysandu entrou com uma ação, intitulada notícia de infração, em desfavor ao São Bento (SP). O caso envolve o jogador Gabriel. A tentativa, via Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), relata que o São Bento infringiu o artigo 8º do Regulamento Específico da Competição, sendo que, de acordo com a acusação, Gabriel Vasconcelos não poderia atuar pelo fato de o clube já ter feito transferência de jogadores da Série B acima do limite permitido. 

A acusação é que o time de Sorocaba contratou seis jogadores oriundos de clubes da Segunda Divisão. O permitido é até cinco.  O artigo 8º do Regulamento Específico da Competição preza o seguinte. “Uma vez iniciado o Campeonato, cada clube poderá receber até 5 (cinco) atletas transferidos de outros clubes da Série B; de um mesmo clube da Série B, somente poderá receber até 3 (três) atletas”. Na conta, constam, além de Gabriel Vasconcelos (foto), os seguintes jogadores: Douglas Mendes, Tony,  Abuda, Samuel Santos e Joãozinho. 

O Paysandu defende que, para ludibriar a regra, o São Bento arquitetou com o Corinthians (SP) para contratar o jogador junto a Ponte Preta (SP), o que iria descaracterizar a transferência entre clubes da Série B. A manobra é conhecida como transfêrencia cruzada, sendo que a legisção não permite. O Paysandu aguarda uma manifestação oficial do STJD. 

Pelas contas, o São Bento perderia 18 pontos, o que praticamente decretaria um rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro - atualmente, o time paulista tem 43 pontos e está na 12º posição. Sem 18 pontos, ficaria com 25 e estaria com quase 100% de probabilidade de queda. 

Esportes