Dia contra homofobia: Veja clubes de futebol que já lançaram camisas em homenagem a causa LGTBQIA+
Alguns clubes passaram a abraçar essas pessoas e se posicionaram a favor dessa luta, estampando em suas camisas, as cores da causa LGBTQIA+.
Pedro Garcia
Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, se comemora o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. A data foi escolhida para coincidir com o dia que a Organização Mundial de Saúde (OMS), excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
Atualmente ainda é muito visível e extremamente forte a questão da homofobia, principalmente no mundo da bola. Ainda é comum escutar nos estádios gritos de cunhos homofóbicos, que desrespeitam a luta da classe LGTBQUIA+. Contudo, alguns clubes passaram a abraçar essas pessoas e se posicionaram a favor dessa luta, estampando em suas camisas as cores da causa.
Veja alguns clubes que usaram uniformes em homenagem a causa LBTQIA+:
Clubes homenageiam causa LGBTQIA+
Santa Cruz: Em 2021, o Santa Cruz Futebol Clube, em parceria com sua marca própria de fornecimento de material esportivo,Cobra Coral, lançou duas camisas contra a LGBTfobia. (Reprodução Santa Cruz)
Bahia: Em 2021, o Bahia abraçou a causa iniciada pela internet e no dia do orgulho gay daquele ano, o clube baiano passou a camisa “LGBTricolor’’, criada em 2019 por uma torcida organizada. Foto: Reprodução Bahia)
Fluminense: No mesmo ano que seus rivais, o Flusão também usou números coloridos nas camisas e leiloou os uniformes, com a renda destinada ao Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT. (Foto: Reprodução Fluminense)
Flamengo: No ano de 2021, o Urubu usou números com as cores do arco-íris na camisa e leiloou os uniformes utilizados, com a renda revertida para instituições LGBTQIA+ no Rio de Janeiro e Manaus. (Foto: Reprodução Flamengo)
Vasco da Gama: Em 2021, o clube carioca trocou a tradicional faixa diagonal preta por uma com as cores da bandeira LGBTQIA+ em parceria com a Umbro. A camisa especial foi produzida em larga escala para venda aos torcedores, que também fizeram ações no estádio de São Januário, colocando bandeirinhas do arco-íris nos escanteios e escrevendo a palavra RESPEITO nas arquibancadas sociais. (Foto: Reprodução Vasco da Gama)
Everton: No ano de 2023, o Everton, clube da primeira divisão da Inglaterra, lançou o terceiro uniforme, com dez cores distribuídas em listras finas. A iniciativa visou promover a inclusão e a equidade no futebol, além de levantar fundos para um programa social do clube voltado à comunidade de Liverpool. (Foto: Reprodução Everton)
Rayo Vallecano: Em 2016, o Rayo Vallecano (Espanha), incluiu as cores do arco-íris em seu uniforme preto, em apoio aos direitos LGBT. A campanha homenageava os “heróis anônimos da sociedade” e usava cada uma das cores para representar uma causa e a sua composição para simbolizar a luta contra a homofobia. (Foto: Reprodução Rayo Vallecano)
O jogador fez sua estreia pelo novo time e marcou seu primeiro gol na partida contra o Hanoi FC
04.11.24 10h54
Este site usa cookies
Armazenamos dados temporariamente para melhorar sua experiência de navegação e recomendarmos conteúdo de seu interesse. Ao usar nossos serviços, você concorda com estes termos.