MENU

BUSCA

Corrida de rua em Belém se torna alternativa para quem busca qualidade de vida

O esporte é fundamental também para quem quer vencer obstáculos e superar desafios na vida, como é o caso da corredora Carolina Picanço, de 37 anos, que iniciou sua trajetória na corrida de rua após vencer o câncer

Thaís Neves

Com um grande número de adeptos em Belém, a corrida de rua é um esporte em que os participantes competem em percursos geralmente traçados pelas ruas das cidades. As distâncias variam, desde provas mais curtas, como 5 km, até maratonas completas de 42,195 km. A modalidade é bastante popular entre atletas profissionais e amadores, e proporcionam a oportunidade para praticar exercício físico, socializar e desafiar os próprios limites.

O professor de educação física e treinador de corrida, Bruno Moraes, de 37 anos, conta que as pessoas procuram a corrida de rua com o objetivo de obter qualidade de vida. “Esse é o principal fator do esporte, muita gente busca a corrida de rua visando a função do emagrecimento, de melhorar a função cardiovascular e de prevenção de lesões. As pessoas também buscam a corrida para tratamento de doenças, como a prevenção de diabetes”, explica. Ele ainda conta que após a pandemia, a procura pelo esporte cresceu bastante, com o intuito de melhorar doenças emocionais como a depressão e a ansiedade. O profissional ressalta que para quem quer iniciar a corrida de rua, o principal procurar por um bom profissional. “É importante para que você tenha uma boa iniciação, não venha adquirir nenhuma lesão e que isso atrapalhe o futuro do esporte”, enfatiza.

VEJA MAIS

Ao enumerar os benefícios que o esporte lhe trouxe, Rosalina pontua a questão do bem-estar, da melhora do sono e também lhe previne de problemas como ansiedade e depressão. A corredora ainda comemora suas conquistas através da corrida. “Eu iniciei correndo 5 km, e ano passado (2023), participei da meia maratona do Rio que foi 21 km. Esse ano se Deus quiser irei para Florianópolis correr a meia maratona”, diz empolgada.

O esporte é fundamental também para quem quer vencer obstáculos e superar desafios na vida, como é o caso da administradora e corredora Carolina Picanço, de 37 anos, que iniciou sua trajetória na corrida de rua após vencer o câncer. “Em 2022, eu descobri um câncer de tireoide e também Lúpus, isso me desmotivou, eu sempre pratiquei musculação e com esse diagnóstico eu acabei me afastando das atividades físicas. Até que um dia, tentando voltar à rotina, uma amiga me chamou para correr. Eu ainda falei que não iria conseguir pois era muito difícil, ela insistiu e eu fui na minha primeira corrida e gostei muito. Hoje eu venho praticando e tentando melhorar, procurando desenvolver, correr mais quilômetros para poder um dia chegar numa meia maratona”, relata.

A administradora ainda fala sobre os benefícios que a corrida de rua trouxe para sua vida. “Melhorou a questão da ansiedade, do preparo físico, a gente acorda mais disposta, ainda mais para mim que tive esse problema de saúde. Hoje em dia eu consigo ter qualidade de vida, o meu pensamento é também na questão ‘ah eu tive um câncer’, mas hoje em dia eu tenho um esporte que me ajuda a não pensar nessa situação”, diz emocionada.

Carolina ainda deixa conselhos para quem passou pelo mesmo problema que ela. “Procure um esporte, esporte é vida, é saúde, traz alegria. Pode ser na corrida, na musculação, no que você se sentir bem. A corrida de rua tem sido um grande benefício para mim, para minha saúde, para o físico, para tudo”, finaliza.

Esportes