Copa do Mundo: Saiba qual a maior distância entre estádios no Qatar, menor país a receber o mundial

O país é quatro vezes menor que a Suíça, anteriormente menor país a receber uma Copa; seleções serão beneficiadas, mas país terá desafios logísticos no recebimento de torcedores

Gabriel Mansur

A Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Qatar, está sendo marcada por diversas peculiaridades. O torneio que normalmente é disputado no meio do ano foi transferido para novembro e dezembro, por conta das altas temperaturas na região. Além disso, o país também é o menor de todos os que já sediaram a competição. 

VEJA MAIS

image Copa do Mundo 2022: Fazer sexo fora do casamento no Qatar pode resultar em sete anos de prisão
Uma fonte policial entrevistada por um portal dos Estados Unidos afirmou que "o sexo está muito do menu"

image Copa do Mundo 2022: FIFA divulga cartaz do mundial no Qatar; confira todos os antigos
O pôster foi desenhado pela artista catarina Bouthayna Al Muftah; confira os mais de 20 cartazes ilustrados para todas as competições mundiais já realizadas

image Possível uniforme da seleção de Portugal para a Copa do Mundo circula na internet; veja
Nova camisa tem corte diagonal com as cores do país e celebra parceria de 25 anos com fornecedora de material esportivo

O Qatar possui uma extensão de 11.571 mil quilômetros quadrados. A Suíça, país que anteriormente detinha o título de menor anfitrião, tem 41.285 quilômetros quadrados, quase quatro vezes mais. Para se ter uma ideia da curta distância, os estádios que estão mais afastados são o Al-Wakrah e o Al-Bayt, separados por pouco mais de 60 quilômetros, segundo o Google Maps. A distância pode ser percorrida em menos de uma hora, de carro.

Seleção Brasileira vai viajar 30 vezes menos

Em 2018, na Rússia, o Brasil viajou mais de 1.500 quilômetros somente durante a fase de grupos, e agora, no Qatar, serão apenas 50 quilômetros. A Inglaterra chegou a percorrer 3.285 quilômetros na Copa do Mundo disputada no Brasil, em 2014. Serão apenas 104 quilômetros em 2022. 

Portanto, a competição poderia ser considerada uma “copa do bolso”. Quatro dos oito estádios em que a Copa será disputada estão localizados em Doha, capital do país. Apesar de ser bom para as seleções o pouco deslocamento, a logística de recebimento de turistas será um pouco complicada esse ano. 

Hospedagem para a Copa do Mundo pode ter dificuldades

A agência Associated Press afirma que serão disponibilizados 90 mil quartos de hotel no país, que espera receber 1,2 milhões de torcedores durante a competição. Para contribuir com o acolhimento dos torcedores, são oferecidas outras opções, como cabines de camping e estadias em navios. 

VEJA MAIS

image Copa do Mundo 2022: FIFA divulga cartaz do mundial no Qatar; confira todos os antigos
O pôster foi desenhado pela artista catarina Bouthayna Al Muftah; confira os mais de 20 cartazes ilustrados para todas as competições mundiais já realizadas

image FIFA confirma as 16 sedes da Copa do Mundo de 2026, a primeira em três países
Anuncio foi realizado nesta quinta-feira (16); este será o primeiro Mundial com 48 países

image Copa do Mundo 2022: Equador fora da Copa? FIFA decide quem vai para a competição no Qatar
A Federação Internacional de Futebol decidiu encerrar o processo contra a seleção equatoriana; cabe recurso

Além desta solução, empresas aéreas disponibilizam passagens de ida e volta no mesmo dia, permitindo que o torcedor se desloque para o país para ver um jogo e embarque de volta, sem precisar dormir no país do Oriente Médio. Segundo a Folha de S. Paulo, até janeiro de 2021, houve um boicote de países da região contra o Qatar, pela crença de que o país acoberta e financia atos de terrorismo. 

Essa “sabotagem” fez com que a Fifa agisse nos bastidores para liberar o bloqueio que havia sido imposto pelos países da região. Para a federação, a possibilidade de deslocamento entre os países vizinhos aliviaria o problema de logística, apesar de não resolvê-lo. 

Fifa pede que organizações não discriminem torcedores 

Outro problema que a entidade teve que resolver foi mais “cultural”. A Fifa solicitou que todos as organizações concordem com uma cláusula de não discriminação, sob a pena de exclusão de credenciamento para a competição. Isso se deu após jornalistas noruegueses terem tentado se hospedar em hotéis fingindo ser um casal homossexual e serem impedidos de reservar um quarto em três locais diferentes.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Copa do Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES