Copa do Mundo 2022: Tite explica motivo para não convocação de Yago Pikachu, Ganso e Rony
Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira para veículos do Norte e do Centro-Oeste, técnico da Seleção Brasileira citou paraenses e destacou momentos e qualidades de cada um
Em meio à reta final da deliberação sobre a lista de convocados para a Copa do Mundo do Catar, Tite concedeu entrevista coletiva na tarde quinta-feira para veículos de comunicação do Norte e do Centro-Oeste do país que estão credenciados para o mundial. O Liberal esteve presente na sala de imprensa virtual e questionou o técnico da Seleção Brasileira sobre três expoentes recentes do futebol paraense: Yago Pikachu, Paulo Henrique Ganso e Rony. O trio foi analisado por Tite.
Assista trechos da entrevista:
Cientes do apelo que os atletas têm entre os torcedores do Pará, especialmente Pikachu entre os bicolores e Rony pelo lado azulino, Tite mostrou empatia.
"Eu, quando torcedor, lá atrás, eu gostaria muito, às vezes ficava até bravo, chateado e até criticava, ficava 'p' da vida querendo um cara que representasse o meu clube, ou que representasse o meu estado. Eu respeito muito esse sentimento e esse orgulho. Mas também é nossa responsabilidade passar para todas as pessoas que estão ouvindo que não há absolutamente nada em relação ao local onde nasceu, classe econômica ou cor para que possa ser convocado”, iniciou o técnico.
Desta forma, as principais revelações do futebol paraense nos últimos 12 anos já estiveram sob os olhares da comissão técnica do Brasil, porém ficaram atrás “da concorrência”.
“O que a gente busca, sim, é saber competir no mais alto nível para que esses atletas possam estar na Seleção Brasileira. Em cima de nomes, especificamente, esteve em um grande momento no Vasco o Pikachu. Eu até brinquei, na época, com o Coronel Nunes. Acho que ele [Pikachu] estava jogando com o Vanderlei Luxemburgo como ponta, com grande concorrência. O Ganso teve seu grande momento, retomando agora, um jogador visionário. A capacidade técnica dele encontrar passe é absurda. ”, detalhou, para em seguida citar o atacante Rony, que negocia renovação com o Palmeiras até 2026.
“E o Rony é um jogador que ataca profundidade, que ataca espaço como poucos, muito poucos. E tem desenvolvido a capacidade de conclusão. Tal qual o Rony de antes, do Athletico-PR, de lado de campo, onde foi campeão da Copa do Brasil; agora, no centro, adaptado como '9'”, analisou.
“Então, o que há, sim, são concorrências, que a gente reconhece toda a qualidade de cada um em cima desses nomes e dos locais aonde possam ter nascido. Essa briga não é de local, e sim da qualidade e do momento de cada um", concluiu Tite.
A lista final de jogadores convocados para a Copa do Mundo do Catar deve ser anunciada no dia 7 de novembro. Serão 26 nomes anunciados por Tite. Não há mais amistosos programados até lá. As últimas duas partidas do time canarinho foram as vitórias sobre Gana (3 a 0) e Tunísia (5 a 1), em 23 e 27 de setembro, respectivamente.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA