'Construindo o Jogo': Barcarena se torna berço do esporte para crianças e adolescentes
Barcarena vem se tornando potência estadual no esporte amador e entra como favorita em muitas das modalidades disputadas
Entre organizadores e participantes dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) o assunto é uma unanimidade. Barcarena vem se tornando potência estadual no esporte amador e entra como favorita em muitas das modalidades disputadas. Esse desempenho dos jovens barcarenenses no evento estadual vem surpreendendo a muitos, exceto os membros do projeto Construindo o Jogo. Para eles, os resultados obtidos nas últimas edições do Joapa são frutos colhidos após um longo trabalho de semeadura.
O projeto, idealizado por atletas e docentes de Educação Física que desejavam combater as armadilhas das ruas e do ócio improdutivo nos jovens, se mostrou tão promissor que logo foi transformado em política pública no plano de governo da cidade. O que começou com turmas de no máximo dez alunos, hoje vive outro patamar. Lançado oficialmente em 2014 pela Secretaria de Esporte e Lazer de Barcarena (SEMJEL), o Construindo o Jogo oferece atualmente aulas a mais de 800 meninos e meninas. Os alunos, que possuem de 8 a 17 anos, estão distribuídos em cinco modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete e futebol.
VEJA MAIS
“Todo dia é uma movimentação. Já chegamos a um ponto em que as crianças e jovens contam os dias para as aulas do Construindo o Jogo. Não é preciso mais que os pais chamem, peguem no pé. Elas vem com amor, determinação. As aulas integraram vários alunos não apenas no esporte, mas socialmente, pois os laços se formam naturalmente, aqui são formados amigos”, diz Gaspar.
Para o professor de basquete, o Construindo o Jogo já mostrou seu potencial dos jovens e alçou Barcarena a cidade respeitada nas competições intermunicipais. E novos horizontes começam a ser vislumbrados. Um deles é o de que a cidade evolua para formadora de jovens promessas também em modalidades profissionais. No futuro, se depender da equipe do Construindo o Jogo, muito provavelmente os paraenses verão um ou mais atletas barcarenenses em competições de alto nível.
“O caminho é longo, mas já estamos vendo a possibilidade da criação de um Centro de Alta Performance. Com isso vamos poder pegar os jovens promissores do Construindo o Jogo e fazer um trabalho específico para que eles possam se tornar atletas de nível estadual e quem sabe nacional”, diz Gaspar.
Resultados fazem esporte evoluir na cidade
Barcarena é atual tricampeã do trofeu “Eficiência dos Jogos Abertos do Pará”. “Esse trofeu é a somatória do desempenho nas modalidades. Fornecemos atletas que compõem seleções municipais em suas modalidades e isso nos deixa orgulhosos. Nos tornamos referência no esporte amador e vamos adiante”, diz Gaspar.
Atualmente o Construindo o Jogo oferece quatro modalidades a alunos e alunas de 8 a 17 anos divididos em várias turmas. Para fazer parte do projeto, a única exigência é que o aluno esteja regularmente inscrito e frequentando a rede municipal de ensino.