Comentarista do Paraguai chama brasileiros de macacos após derrota da seleção contra Argentina

Vargas Peña é um dos principais âncoras da rádio ABC Cardinal, pertencente ao jornal ABC Color

Luciana Carvalho

O âncora e comentarista esportivo paraguaio Enrique Vargas Peña fez um comentário racista ao se referir aos brasileiros como "macacos" nesta quarta-feira (26), enquanto falava sobre a derrota da seleção brasileira para a Argentina no dia anterior.

Vargas Peña é um dos principais âncoras da rádio ABC Cardinal, pertencente ao jornal ABC Color. Durante o programa, ele declarou: "Outra felicidade enorme que eu tive ontem foi que o Brasil perdeu de 4 a 1. Os macacos!"

VEJA MAIS

image Conmebol convoca governos e federações para discutir combate ao racismo
A inclusão dos governos no debate já havia sido mencionada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante o evento em que foram sorteados os grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana

image CBF se irrita com a Conmebol após casos de racismo e boicota sorteio no Paraguai
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decidiu não ir nem enviar representantes ao sorteio que definiu os grupos da Libertadores e da Sul-Americana

Diante da fala, uma das apresentadoras do programa o interrompeu e alertou: "Meu Deus... você vai receber uma multa." Ela fazia referência à lei paraguaia que prevê punições para casos de racismo. No entanto, Vargas Peña rebateu, fazendo uma declaração ofensiva à presidente do Palmeiras, Leila Pereira: "Não, aquela cachorra de m** não vai dirigir a palavra a mim."*

Leila Pereira foi uma das principais vozes a condenar os episódios de racismo ocorridos durante uma partida da Libertadores Sub-20, no Paraguai. No jogo entre Palmeiras e Cerro Porteño, em 6 de março, o jogador Luighi, do time paulista, foi alvo de insultos racistas por parte da torcida adversária.

Após o incidente, a Conmebol aplicou uma multa de US$ 50 mil ao Cerro Porteño, mas Leila Pereira classificou a penalidade como "ridícula". Ela também criticou a entidade que regula o futebol sul-americano, cuja sede fica no Paraguai.

Embora o país tenha aprovado, em 2022, uma lei que pune atos racistas, especialistas avaliam que a aplicação da legislação ainda enfrenta desafios e pode não resultar em punições efetivas para os agressores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES