MENU

BUSCA

VÍDEO: Camisa especial revela mensagem histórica e emociona torcedor do Vasco

Presente especial surpreendeu um jovem vascaíno ao revelar um texto oculto quando molhado

O Liberal

Em Criciúma, Santa Catarina, um gesto simples entre irmãos resultou em um momento de grande emoção. Uma jovem decidiu presentear seu irmão com uma camisa personalizada do Vasco, mas o presente trazia um detalhe especial: ao ser molhada, a peça revelava uma mensagem surpresa e importante para a história do clube carioca.


A mensagem, intitulada "Resposta Histórica", é uma carta redigida pelo presidente do clube em 1924. O texto marcou a decisão do Vasco de abrir mão de participar de uma nova liga que surgia no Rio de Janeiro para não excluir jogadores pobres e negros do elenco, contrariando as exigências dos fundadores. Esse gesto se tornou um marco na história do clube e do futebol brasileiro.

A reação do jovem ao descobrir a mensagem foi registrada em vídeo, mostrando sua alegria e surpresa ao receber o presente. O momento conquistou torcedores de diferentes clubes, que elogiaram a criatividade da camisa e o carinho envolvido no gesto.

VEJA MAIS

Jacaré invade centro de treinamento do Vasco e é espantado por funcionários
A visita inusitada foi registrada em imagens que rapidamente viralizaram entre os torcedores do Gigante da Colina nas redes sociais

VÍDEO: Torcida do Vasco xinga ex-namorado de Iza durante show e cantora cai na risada
Cantora, grávida de sete meses, foi alvo de gritos da torcida durante apresentação em comemoração aos 126 anos do clube

VÍDEO: Torcedor do Vasco escorrega e fratura o pé ao cobrar pênalti em campo
O vascaíno participava de uma ação de marketing com sócios do clube durante o intervalo do jogo Vasco x Atlético-GO

Histórias como essa reforçam como pequenos detalhes podem criar experiências marcantes, conectando pessoas e celebrando a paixão pelo futebol de forma inusitada.

Leia a "Resposta Histórica" na íntegra

"Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.
Officio No 261
Exmo. Snr. Dr. Arnaldo Guinle,
D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos.

As resoluções divulgadas hoje pela Imprensa, tomadas em reunião de hontem pelos altos poderes da Associação a que V. Exa. tão dignamente preside, collocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada, nem pelas defficiencias do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa séde, nem pela condição modesta de grande numero dos nossos associados.

Os previlegios concedidos aos cinco clubs fundadores da A.M.E.A., e a forma porque será exercido o direito de discussão a voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.

Quanto á condição de eliminarmos doze dos nossos jogadores das nossas equipes, resolveu por unanimidade a Directoria do C.R. Vasco da Gama não a dever acceitar, por não se conformar com o processo porque foi feita a investigação das posições sociaes desses nossos consocios, investigação levada a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.

Estamos certos que V. Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um acto pouco digno da nossa parte, sacrificar ao desejo de fazer parte da A.M.E.A., alguns dos que luctaram para que tivessemos entre outras victorias, a do Campeonato de Foot-Ball da Cidade do Rio de Janeiro de 1923.

São esses doze jogadores, jovens, quasi todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o acto publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que elles com tanta galhardia cobriram de glorias.

Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V. Exa. que desistimos de fazer parte da A.M.E.A.

Queira V. Exa. acceitar os protestos da maior consideração estima de quem tem a honra de subscrever.

De V. Exa. Atto Vnr., Obrigado.
(a) José Augusto Prestes
Presidente"

Esportes