MENU

BUSCA

Atividade física na terceira idade: crossfit é boa opção para se manter saudável e ativo

Rosangela Menezes, de 70 anos, dá o exemplo. Além do crossfit, musculação e pilates são algumas das atividades que podem ser aliadas para quem busca se manter saudável com o passar dos anos

Andréia Santana

Com o passar dos anos, a busca por qualidade de vida tem sido um anseio cada vez mais presente no cotidiano da população. Nesse cenário, a prática de atividades físicas surge como uma aliada valiosa, para que com o avanço dos anos as pessoas sintam cada vez menos os impactos do envelhecimento.


Mais do que uma simples recomendação médica, atividades físicas como musculação, pilates e crossfit se mostram não apenas aliadas eficazes, mas também opções de hobbies e lazer para aqueles que desejam incorporar a prática regular de exercícios em sua rotina. É o caso de Rosangela Menezes, de 70 anos, que descobriu no crossfit não apenas uma forma de manter-se em movimento, mas também uma fonte de prazer e diversão em sua vida diária.

“O crossfit tem me afetado de maneira muito positiva, porque me dá disciplina em tudo, um dos exemplos é no consumo de água. Eu não tomava tanta água, que a gente precisa, e depois que comecei, passei a beber mais água. Além do crossfit ainda faço algumas outras atividades, e isso faz um bem muito grande para a saúde”, declarou. 

Com o avanço da idade, problemas de saúde comuns passam a surgir. No entanto, não é o caso de Rosangela, que acredita que a atividade física a ajudou a prevenir muitas doenças. “Problema de saúde não tenho nenhum, o exercício previne a gente de ter esses problemas, como dores, artrose, e outros. Às vezes eu tô quebrada em casa, mas venho [para o crossfit] e me aqueço, me exercito, e saio renovada”, afirmou. 

Além do benefício físico, Rosangela também encontrou no convívio social, na academia de crossfit que frequenta, uma maneira de melhorar a saúde mental e seu humor

“A gente fica mais ágil. Eu, que já sou rápida, acelerada, o crossfit me deixou mais ainda. O humor melhora, nossa maneira de pensar melhora, porque você vir para cá e encontrar outras pessoas é uma bênção, agradeço a Deus por estar nessa idade e poder me exercitar”, disse. 

Além dos exercícios diários comuns aos praticantes de crossfit, Rosangela vai além e participa de todos os campeonatos da modalidade que consegue, e já alcançou grandes pódios em alguns deles.

“Eu participo de todos os campeonatos que posso. Não vou na intenção de subir ao pódio, porque tem muita gente nova, mas procuro dar o meu melhor. Os campeonatos, para mim, são testes para ver o que melhorei, o que preciso melhorar. Eu já participei do Open América Latina e fiquei em quarto lugar geral do Brasil, e para mim foi incrível”, finalizou.

Especialista recomenda práticas alinhadas à alimentação

Para o personal trainer e nutricionista Antônio Cebolão, a prática de atividades físicas, qualquer que sejam, são sempre benéficas, principalmente para quem busca avançar os anos de forma saudável. 

“Tem vários benefícios como, a melhora da capacidade aeróbica, aumento e manutenção da massa muscular, você fica mais disposto ao longo do dia, consegue ter uma qualidade de vida melhor e obviamente a melhora nas condições físicas. Um exemplo: se você tem problema no joelho, vai ter uma adaptação no crossfit para ele. De repente, você não vai agachar tanto, na musculação o mesmo, como você vai fazer um fortalecimento daquela musculatura também, com o passar do tempo vai melhorando até parar de sentir dor. Isso para qualquer parte muscular. Então só existem benefícios, mas, obviamente, fazendo da maneira adequada, com profissionais qualificados, que é o principal para a melhora da sua saúde”, afirmou. 

De acordo com o nutricionista, a alimentação também é muito importante, principalmente para pessoas na terceira idade, que sofrem grande perda de massa muscular. Então, o importante é alinhar a atividade física com a suplementação necessária

“Na terceira idade, por ter essa perda de massa muscular, as pessoas tendem a comer menos proteína, mas deveria ser o contrário, deveriam comer mais proteína. Em média de 2,12 a 2,4 gramas por quilo de proteína é o recomendado para idosos. E também não adianta cortar o carboidrato, você precisa dele, já que carboidrato é a sua principal fonte de energia, e sem, a pessoa não consegue treinar direito, acaba tendo uma sonolência e não rendendo em diversas atividades”, explicou.

Para auxiliar quem quer combinar a alimentação saudável com a rotina de exercícios, o personal e nutricionista Cebolão também separou algumas dicas. 

“Os suplementos mais indicados para idosos são creatina e whey protein. Creatina é um suplemento, com maior comprovação em idosos, para a questão da manutenção de massa muscular. Ela ajuda a reparar essa perda, mas obviamente não vai fazer efeito sozinho, então tem que ser com uma alimentação adequada com atividade física.

Utilizando ele, ajuda, além de manter a massa muscular, até mesmo ganhar. E o whey protein é para auxiliar na questão da necessidade de comer mais proteína, quando não se consegue só com a alimentação, você pode estar utilizando whey protein concentrado mesmo e se você for intolerante à lactose você utiliza whey protein isolado”, finalizou.

 

Esportes