MENU

BUSCA

Apadrinhados por Cielo e Molina, projeto social atua na formação de nadadoras de ponta

Projeto "Braçadas com Amor" acolhe meninas carentes em Itaperuna, interior do Rio de Janeiro, para natação em alto nível

LANCE!

Nadar contra a diminuição de incentivo ao esporte é uma das bandeiras que o projeto "Braçadas com Amor" levanta em Itaperuna, noroeste do Rio de Janeiro. Voltado para receber meninas pré-adolescentes e adolescentes que vivem em vulnerável situação socio-econômica, a proposta do professor Ednaldo Manno, o mago da natação, ao lado do professor Nivaldo Godói, referência em projetos esportivos na cidade de Itaperuna, é aplicar a metodologia Multinatação para formar nadadoras para a Seleção Brasileira e assim gerar oportunidades de angariar bolsas de estudo através do esporte. Gigantes da natação, César Cielo e Fabíola Molina apoiam a iniciativa:

- Sempre que tem uma pessoa disposta a trabalhar para dar oportunidade às outras que não têm, acho que a gente deve ser valorizado, assim como reconhecer esses projetos pelo o que eles fazem, pelo o que eles ajudam o nosso país a ser um país melhor. No projeto Braçadas com Amor, chegamos a fazer algumas doações de material para as meninas. É um projeto super legal porque trabalha um nicho de meninas carentes e eu sempre defendi que a natação é mais do que um esporte, é sobrevivência - declara César Cielo, que continua:

- Então dar a oportunidade para estas meninas terem o contato com a natação, aprenderem a sobreviver no meio aquático, pode desenvolver nelas uma paixão, uma possibilidade para o esporte. É o que a gente mais busca nestes projetos – complementa o campeão olímpico dos Jogos de Pequim em 2008.

O "Braçadas com Amor" é praticado no Centro de Treinamento Godói, sediado no Itapuã Clube, em Itaperuna e, é a primeira equipe de natação feminina do Brasil de cunho social. De acordo com Fabíola Molina, o projeto é fundamental na transformação das jovens:

- Começar um projeto social com meninas para aprenderem a nadar, desperta vários valores na vida dentro delas como a disciplina, a responsabilidade, a persistência e o trabalho em equipe. Tudo isso irá ajudá-las na formação de caráter e durante a vida. Vai estar preparando-as para o mundo, pois se sentirão mais importantes, assim como melhoram a autoestima. É um contexto que ajuda muito estas meninas que vivem na vulnerabilidade - destaca a recordista sul-americana de natação:

- Como madrinha do projeto eu tenho contato com algumas meninas pelas redes sociais. Elas me mandam mensagens falando o quanto é importante o apoio, que elas estão motivadas por nós, e estamos vendo o quanto estão se esforçando. As mães delas também me mandam mensagens agradecendo. Então esse contato, por menor que seja, é uma diferença que faz na vida de alguém. Então acredito que os projetos têm que ser assim, não precisa ser nada gigante, mas tem que começar e tem que acontecer. O "Braçadas com Amor" é isso, são pessoas com muita vontade de fazer, de trazer a natação para as meninas e ajudamos na medida do possível - frisa Molina.

Para o idealizador do projeto, professor Ednaldo Manno, o poder público deveria chegar com força nos projetos sociais esportivos do país:

- Acredito em projetos de cunho social. Vejo neles uma saída plausível para a situação desportiva do Brasil. Depender apenas da realidade clubística do país é limitante, pois a maioria das crianças simplesmente não têm acesso a clubes elitizados. Boa parte dos atletas olímpicos brasileiros são oriundos de projetos de cunho social. Estes projetos deveriam ser melhor incentivados por empresas privadas e pelas políticas municipais, estaduais e federais. Nossa força esportiva está neles. – completou.

Já para o professor Nivaldo Godói, parceiro do projeto e responsável por ter atendido mais de 8.000 pessoas gratuitamente com o projeto Godói de condicionamento físico, se associou ao professor Edinaldo Manno, o mago da natação, para oportunizar crianças a alcançarem um sonho. É a chance de oportunizar as meninas do interior do Rio de Janeiro com poucos recursos financeiros:

- É um projeto social pioneiro no Brasil, com objetivo ter nadadoras em alto nível mais na frente. Temos que pensar na ideia da contramão das coisas em todo o Brasil, onde se diminuí o incentivo ao esporte, no interior do Rio, o projeto "Braçadas com Amor" faz justamente ao contrário atendendo 50 meninas. Queremos que todas saibam nadar e, em alto nível, se capacitando para ter condições de fazer parte de um grupo seleto de nadadoras no futuro - comentou, Godói.

VAKINHA VIRTUAL PARA AJUDAR A MANTER
O incentivo para dar oportunidades a estas e mais diversas jovens é grande, mas também precisa da sua ajuda, com base nisso, a organização do projeto precisa de apoio, com isso abriram um vakinha virtual (http://vaka.me/560965) para sua contribuição em manter o projeto.

O "Braçadas com Amor" recebe novas alunas às quartas, quintas e sextas, nos turnos da manhã e da tarde. Necessário comparecer ao Centro Esportivo do Projeto Godoy, acompanhadas do responsável. A sede do projeto fica na Avenida Luís Eugênio Monteiro de Barros, no bairro de Cidade Nova.

Esportes