CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Semana do MEI oferece serviços, capacitações e feira de negócios em Belém

Evento do Sebrae fomenta o cenário do empreendedorismo no Pará

Fabrício Queiroz
fonte

Belém e mais 70 municípios paraenses recebem desta segunda (22) até a próxima sexta-feira (26), a programação da 14ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todo o país e conta com atividades presenciais e online que visam atender as demandas dos mais de 15 milhões de MEI’s existentes no Brasil. No Pará, há 327.009 empreendedores enquadrados nessa categoria.

LEIA MAIS:

image MEIs têm até 31 de maio para declarar imposto de renda; saiba como fazer
O informe dos rendimentos é obrigatório para todos que tenham CNPJ, mesmo que não haja rendimentos

image MEIs prestadores de serviços mudarão forma de emitir notas fiscais
Agora a prestação do serviços será pelo Portal de Gestão NFS-e ou pelo aplicativo NFS-e Mobile a partir de 3 de abril

Durante a semana, o público poderá participar de cerca de 300 atividades, como palestras, oficinas e encontros. Somente em Belém serão 63 capacitações ofertadas pelo evento que ocorre no Centur, no bairro de Nazaré. No local, um dos pontos mais procurados são os guichês onde os microempreendedores podem ter acesso a serviços de formalização, emissão de documentos, alterar ou atualizar dados cadastrais, orientação especializada, Declaração Anual do Simples Nacional, entre outros.

Há ainda a arena “Histórias que Inspiram”, onde são apresentados cases de sucesso e ocorrem rodas de conversa entre os empreendedores. Um dos convidados foi o batedor artesanal de açaí Heron Amaral, que já atua há 29 anos no ramo. “Nós tivemos muitas dificuldades e foi isso que a gente veio passar para que eles não desistam e acreditem que toda atividade tem seus altos e baixos. Eu espero que a minha história tenha servido de inspiração para alguém. O conhecimento nunca é demais”, destacou Heron.

Para Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, oportunidades como essa são importantes, pois a qualificação é um fator diferencial para quem busca empreender. “O que faz a diferença para qualquer tipo de empresário é ter a consciência de conseguir enxergar o cenário onde ele está inserido. Dessa forma, com ele se especializando e utilizando as informações que nós temos, ele consegue entrar de forma mais fácil e mais rápida nos mercados que tem interesse”, afirmou.

image Rubens Magno frisou a importância do apoio que o Sebrae presta aos micro e pequenos negócios (Fabrício Queiroz / O Liberal)

Além disso, o espaço da Semana do MEI conta com uma feira de negócios com 15 estandes que expõem produtos como confecções, óleos essenciais, serviços de ecoturismo e comidas regionais. Com 11 anos de atuação no segmento de sorveteria, Odilberto Santana se prepara para ascender da categoria de MEI para micro empresa.

“O Sebrae é um grande parceiro nosso. Desde o início, ele abriu as portas, trouxe mais conhecimento dentro e fora da empresa, trouxe parceiros, nos deu consultoria na parte burocrática e financeira, consultoria na parte alimentar e com tudo isso não tem como não ter sucesso”, ressaltou o empresário que possui lojas no bairro do Marco e no município de Primavera.

image O empresário Odilberto Santana buscou qualificação para expandir o negócio com sorvetes de frutas regionais (Fabrício Queiroz / O Liberal)

As atividades da Semana do MEI ocorrem nos 71 municípios onde o Sebrae tem Agência de Negócios ou em espaços de parceiros, como a Sala do Empreendedor. “Essa é uma ação interiorizada, gratuita e direcionada para microempreendedores individuais já formalizados ou os que que querem se tornar MEI’s nos 144 municípios do Pará”, frisou Rubens Magno.

Serviço: A Semana do MEI em Belém ocorre no Centur, localizado na Av. Gentil Bitencourt, nº 650. Os atendimentos e capacitações são realizados das 8h às 18h e a Feira de Negócios das 10h às 18h. A programação pode ser acessada pelo portal sebrae.com.br/para.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Empreenda +
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!