Organização do tempo pode definir sucesso do empreendedor
Autor de "Quanto vale seu tempo?" defende que vida necessita de um equilíbrio e nada é mais importante do que estar em paz
O empresário Fábio Ennor Fernandes acredita que todo mundo precisa fazer a si mesmo uma pergunta: "que horas eu gostaria de acordar?". Na opinião dele, o questionamento vale não só para os empreendedores, mas para todos que um dia já refletiram sobre a relação tempo x felicidade. A reflexão deu origem ao livro "Quanto vale seu tempo?", no qual Fábio discorre sobre como a organização do tempo pode ser fundamental para uma vida bem sucedida, mas também recheada de paz e bons momentos.
"A vida passa rápido. Quando a gente é mais novo a gente acha que demora para passar um ano. Eu juntei duas verdades fundamentais: a de que não era nem para eu estar aqui nesse mundão e a de que a daqui a pouco acabou. Isso acabou sendo a base do meu plano de aproveitar ao máximo essa vida. E a vida ideal é fazer o que eu quero, na hora que eu quero, humildemente falando. E isso não tem nada a ver com quantidade de dinheiro. Tem a ver com um plano de vida bem-feito, um plano para controlar nosso tempo, a coisa mais importante da nossa vida", conta.
Fernandes é o idealizador do projeto Walking Together, uma plataforma de conhecimento e relacionamento concentrada fora das grandes capitais globais, que busca conectar e estimular pessoas do bem e com perfil de liderança, provocando a atitude e mudanças positivas em cidades pequenas. O movimento começou em 2012, na cidade de Catanduva, São Paulo, com a ideia de conhecer e reunir pessoas que valorizavam a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Segundo Fernandes, é importante não usar o tempo para sabotar nossos planos e sonhos - e sim a favor deles.
Para ele, a boa relação com o tempo tende a se converter em uma boa relação com o dinheiro, especialmente quando o tema é o equilíbrio entre renda e despesas. Ele lembra que muita gente tem dinheiro, mas vive estressado, o que acaba se tornando um estilo de vida. "A minha estratégia de vida é trabalhar por tempo, não por dinheiro. As pessoas bem sucedidas de verdade possuem equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ou seja, possuem tempo para fazer o que gostam. Para eu ter paz, é mais importante o quanto ela gasta do que o quanto ela ganha. Paz é estar com as contas pagas. Se eu quiser arrumar estresse para a vida, vou começar a parcelar um monte de coisa e amanhã acordo desesperado para pagar a conta", afirma.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA