Black Friday exige criatividade e inovação dos pequenos empreendedores

Gerente adjunto empresarial do Sebrae, no Pará, Péricles Carvalho orienta sobre como micros podem faturar

Valéria Nascimento
fonte

Agregar serviços, fazer a diferença na entrega, dar brindes, correr atrás de vantagens competitivas para fazer frente aos grandes players do mercado. Esta é a recomendação do gerente adjunto de Relacionamento Empresarial do Sebrae, no Pará, Péricles Carvalho, para pequenos e microempreendedores, na Black Friday 2022, data promocional esperada por legiões de consumidores. 

Ele destaca que o evento é uma oportunidade para o empresário se destacar e ser lembrado, independente do perfil e do porte do empreendimento, mas para tanto, é preciso ser estratégico para impulsionar as vendas, sobretudo se se é microempresário.

"O Black precisa ser entendido como um momento de vender sim, e, na cabeça do consumidor, ele está vinculado a bons descontos. O que o pequeno empreendedor pode fazer? Ele não vai conseguir concorrer com os grandes players, então é pensar em serviços agregados, oferecer outras vantagens, outro tipo de valor agregado que não só o preço", afirmou Carvalho.

Como ter sucesso

O gerente do Sebrae assinala que o segredo para ter sucesso é ser criativo e ofertar ao cliente algo que ele não encontrará no concorrente, ainda que este concorrente seja bem maior e tenha fôlego para disponibilizar melhor preço.

Péricles Carvalho dá um exemplo prático. Uma empresa pequena vende um determinado celular por mil reais, na Black Friday, ela vai conseguir vender por 800 reais, dando um desconto de 20%, mas os grandes players no mercado estão dando o mesmo celular por R$ 700,00, e até R$ 600,00, porque têm margem para isso. Então, qual é a vantagem da empresa menor?

O representante do Sebrae recomenda que a pequena empresa trabalhe para entregar o celular no mesmo dia, dispense a cobrança do frete ou ofereça uma assistência para configurar o aparelho, sãos vantagens como essas, entre outras, que a pequena empresa tem de oferecer, serviços agregados para que o cliente perceba o valor do serviço, para além da mera precificação, ou seja, do preço.

Criatividade e Inovação

Péricles observa que o consumidor pode sim abrir mão de um preço de uma mega loja para valorizar uma pequena empresa que se esforça para garantir a diferença na prestação do serviço para o cliente dela. "É aí que entra a criatividade, a inovação, um serviço especial, agregado ao produto", frisa.

Há 10 anos no mercado de estética, a podóloga Elma Cavalheiro, de 46 anos, há cinco anos criou a microempresa "Elma Cavalheiro Podologia e Estética ", no bairro do Marco, em Belém. Experiente, ela tem conseguido impulsionar as vendas nas edições da Black Friday.

"Em meu estabelecimento busco oferecer serviços, atendimento e produtos de qualidade em só um pacote. A principal aposta deste ano é o "desconto em dobro" e funcionará da seguinte forma: o cliente já vai ter um desconto nos procedimentos escolhidos e se ele levar outra pessoa para fazer um procedimento, os dois ganham 5% de desconto. Não é maravilhoso?, diz a podóloga sorrindo.

O microempreendedor Rodolfo Setubal, de 38 anos, criou a empresa Vaso de Casa, em que ele próprio trabalha, há dois anos, com peças em cerâmica personalizada. "São pinturas temáticas, muita brasilidade e um toque especial bem paraense. Atualmente minhas peças estão à disposição na loja colaborativa Espaço Vem e no café boutique do Museu de Arte Sacra", disse.

Sobre a Black Friday, Rodolfo está otimista. "Nesses dois anos tive boas experiências no período da Black Friday, a primeira não tinha muita divulgação, mas já deu para sentir um movimento considerável. No ano passado, me preparei com mais planos e tivemos pedidos e vendas, tanto nas lojas quanto nas redes sociais. Minha expectativa para esse ano é muito boa, estamos com bastante peças no estoque, prontas para entrar nas prateleiras com um desconto especial para quem optar por comprar nesse período".

"O atendimento ao cliente é primordial para que ele seja um consumidor fiel, tendo a segurança que receberá um produto tão bom quanto o que viu pela internet ou em algum outro meio de divulgação", afirmou Rodolfo Setubal, que tem no Instagram profissional dele, uma grande vitrine virtual para as peças que produz.

Por sua vez, Péricles Carvalho, do Sebrae, dá uma última dica para quem quer se dar bem nas ações promocionais, este mês. "A precificação para a Black Friday precisa ser estudada, não adianta você sair dando desconto e ter prejuízo. O objetivo é limpar o estoque para as vendas de Natal, esta é a origem da data, então o microempreendedor tem que pensar o que ele pode tirar do estoque dando desconto, levando em consideração o que ele pagou ,as despesas que para manter este produto na loja, a precificação precisa considerar tudo isso", afirmou Carvalho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Empreenda +
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!