Tribunal Regional Eleitoral sorteia urnas que passarão por teste de integridade
Sorteio ocorre na sede do TRE-PA na manhã deste sábado (05/10)
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) iniciou por volta das 9h deste sábado (05/10), a cerimônia de sorteio ou indicação das seções eleitorais cujas urnas vão passar por um teste de integridade. Ao todo, 35 urnas eletrônicas passarão pela auditoria. A sessão foi liderada pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), Marcos Alan de Melo Gomes, no plenário Antônio Cury, na sede do TRE-PA, localizado na rua João Diogo, no bairro da Campina, em Belém. Apenas uma das seções foi escolhida por meio de indicação. As demais por sorteio.
"O Pará tem 19.965 seções eleitorais principais, o que o enquadra na determinação de que serão auditadas 35 urnas, sendo que duas serão submetidas ao teste de biometria e oito ao teste de autenticidade. As demais passarão pelo teste de integridade", declarou o presidente da Comissão de Auditoria, Marcos Alan Gomes.
As duas seções sorteadas cujas urnas vão passar por teste de biometria foram 734 e 766 da Zona 73, que funcionarão no Colégio Equipe (Cristal), em Belém. Neste caso, a zona foi previamente selecionada, uma vez que o teste de biometria requer o emprego das impressões digitais de eleitores voluntários convidados a participar da auditoria, exigindo uma logística e viabilidade técnica específica.
VEJA MAIS
- Eleições 2024: TRE transporta 11 urnas para votação na Ilha de Cotijuba
- Eleições 2024: saiba quantos vereadores serão eleitos em Ananindeua, no Pará
A cerimônia contou apenas com um pedido de auditoria por indicação, que foi feito por um representante do partido Republicanos, para a seção 3 da zona 98, em Belém. O pedido foi deferido pela comissão de auditoria.
O principal critério ao qual todas as seções eleitorais do Pará foram submetidas foi a distância: urnas de seções localizadas a mais de 4h do local da auditoria, que será no ginásio Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, não estiveram elegíveis para o sorteio, uma vez que não teriam tempo hábil para chegar à capital paraense e retornar para a seção eleitoral a que pertencem. Alguns dos municípios excluídos foram: Magalhães Barata, São João da Ponta, Santarém Novo, Primavera, Quatipuru, São Domingos do Capim, Terra Alta e Bujaru.
"Nossa abrangência é de 101 zonas espalhadas pelo Estado, então nós temos os municípios-sede das 101 zonas participando obrigatoriamente. Como o tempo é curto, alguns municípios são naturalmente excluídos devido à inviabilidade logística. Nós estamos no sorteio de integridade, onde as urnas são recolhidas para Belém, com 41 municípios da região Nordeste e da Região Metropolitana participando e podendo ser sorteados da auditoria", detalhou Roberto Moura, coordenador da Cave.
Após o sorteio, as equipes do TRE-PA recolhem as urnas da seção sorteada, trazendo até a sede do município e, em seguida, até o ginásio do Mangueirinho, na capital, onde a comissão de auditoria realizará as análises necessárias. A chegada das urnas a Belém tinha, como previsão, as 17h de sábado
Confira a lista de todas as seções sorteadas:
TESTE DE INTEGRIDADE
Zona 46ª, seção 16, Santana do Araguaia - Escola Municipal Irmão Pio Barroso
Zona 94ª, seção 81 Acará - EEEM Felipe Patroni
Zona 26ª, seção 86, Gurupá - EEEFM Marcilio Dias
Zona 61ª, seção 34, Xinguara - EMEI Professor Pardal
Zona 99ª, seção 45, Melgaço - EMEF Getúlio Vargas
Zona 57ª, seção 196, São João do Araguaia / São Domingos do Araguaia - EMEF Benta Alves de Oliveira
Zona 15ª, seção 198, Breves - EEEFM Prof. Elizete Fona Nunes
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA