MENU

BUSCA

Raquel Brício defende criação de empresa municipal de transporte em Belém

A candidata da Unidade Popular (UP), apresentou suas propostas e defendeu como prioridade na sua agenda a criação de uma estatal de transporte público

Maycon Marte

Geração de empregos, moradia e melhorias no transporte público foram alguns dos temas debatidos na manhã desta terça-feira (27/8), na primeira entrevista do ciclo de conversas com os candidatos à prefeitura de Belém. A representante da Unidade Popular (UP) no pleito municipal deste ano defendeu ações como a retomada de cargos e a realização de concursos, para ampliar a quantidade de vagas em diversos setores. A candidata também explicou sobre a pauta prioritária do seu plano de governo, que prevê a criação de uma empresa estatal de transporte público, o que, segundo ela, aumentaria a receita do município e melhoraria a qualidade do transporte.

“A gente acredita que a prefeitura tem como influenciar e pode influenciar diretamente, e não pode ficar completamente na mão do mercado, porque o mercado sempre vai se comportar de acordo com o lucro, então os setores que não dão lucro, também não terão investimento”, defendeu Brício sobre incentivos à geração de empregos.

Questionada sobre planos e estratégias para ampliar a oferta de vagas, ela ainda defende retomar cargos extintos e os concursos públicos como mecanismos de ação. “A gente defende a realização de concursos públicos, a retomada de cargos extintos, que ainda são necessários, como merendeiras e porteiros que hoje são terceirizados”, acrescenta.

Transporte público

“A gente acredita que o transporte público é um setor que poderia gerar renda, mas só está gerando ônus, então a nossa proposta de criar uma empresa municipal para o transporte público, seria uma empresa totalmente auto suficiente”. Essa é uma das principais propostas do seu plano de governo, caso seja eleita. A candidata explica que o seu objetivo é trazer para o município a responsabilidade pelo transporte urbano, que, segundo ela, é algo já previsto na constituição.

Sobre os problemas de mobilidade em Belém, Raquel aponta a dependência das empresas privadas para o serviço de transporte público como um dos principais problemas no sistema. Ela defende que a criação da empresa municipal, devolverá o lucro gerado ao município, viabilizando a manutenção e a operação do transporte na cidade. Outra marca importante da estatal é o alcance, que diferente das empresas privadas atende ao público sem objetivar apenas o lucro.

“O dinheiro da passagem vai entrar e ele vai sustentar todo o sistema, inclusive pagando salários mais adequados e com uma jornada menor para os rodoviários… Quando a gente fala do privado, ele só investe onde dá lucro, tem lugares que não possuem linhas de ônibus porque não dá lucro”.

VEJA MAIS

Eleições 2024: Saiba quem são os famosos candidatos a cargos políticos neste ano
Confira quem são as celebridades que participarão das eleições municipais em 2024

Eleições 2024: saiba como consultar se você foi convocado para ser mesário nas eleições deste ano
Consulta pode ser feita direto no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Outras pautas abordadas na entrevista foram quanto a moradia e alimentação. Brício promete ações como a criação de restaurantes populares para atender a demanda dos mais vulneráveis por alimentação de qualidade, assim como ações em moradia, também com foco em famílias em situação de vulnerabilidade. Ela também apontou a criação de um laboratório popular.

Eleições